Hotel Glória, Caxambu (MG)  -  08 a 11 de Setembro de 2010


Acesso a Área Reservada
E-mail:
Senha: 
 
 Cdrom online
Área: Ensino, História e Filosofia da Neurociência
[Voltar]


 I.001 - CEREBRALIDADE E RACIONALIDADE: UM PROBLEMA EM NEUROFILOSOFIA
Márcia Regina Viana (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense)

   
Palavras-chave:  subjetividade, racionalidade, liberdade, cérebro, lívre-arbítrio
[Resumo]  


 I.002 - AUTOAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE NEUROCIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO.
Alexandre Valotta da Silva (UNIFESP-BS - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista) ; Isabela Cóstola Windlin (UNIFESP-BS - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista) ; Fábio Tadeu Montesano (UNIFESP-BS - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista)
   
Palavras-chave:  neuroanatomia, neurofisiologia, neurofobia, ensino em saúde
[Resumo]  


 I.003 - ESTIMULAÇÃO PERCEPTUAL COMPLEXA APLICADA AO ENSINO DA ANATOMIA FUNCIONAL DO SISTEMA AUDITIVO HUMANO: A CIÊNCIA, A ARTE E O SUJEITO.
Pamela Rezende Ribeiro (ICB/UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Patrícia Bado (REDE HOSPITAIS D´OR - Unidade de Neurociência Cognitiva e ComportamentalICB/UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Jorge Moll Neto (REDE HOSPITAIS D´OR - Unidade de Neurociência Cognitiva e Comportamental) ; Cecilia Hedin-pereira (IBCCF/UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Maira Monteiro Fróes (ICB/UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)
   
Palavras-chave:  aprendizado e memória, epistemologia experimental, neurobiologia da cognição, percepção multimodal
[Resumo]  


 I.004 - ALGUMAS OBJEÇÕES À HIPÓTESE DOS MARCADORES SOMÁTICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE ACERCA DOS PROCESSOS DE DECISION-MAKING
Leonardo Ferreira Almada (UNESP - Univ. Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
   
Palavras-chave:  marcadores somáticos, emoção e cognição, decision-making, signos corporais, funções corticais
[Resumo]  


 I.005 - PROJETO DE ENSINO: ESTUDO DE CASOS EM NEUROCIÊNCIA CLÍNICA
Jose Luciano Tavares da Silva (UEL - Universidade Estadual de Londrina)
   
Palavras-chave:  Neurociências, Problematização, Psicologia
[Resumo]  


 I.006 - ENSINO-APRENDIZAGEM DAS CIêNCIAS NEUROLóGICAS POR MEIO DE FILMES: EXPERIêNCIA DOCENTE
Daniela Resende Archanjo (UFPR - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral) ; Clynton Lourenã§o Corrãªa (UFPR - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral)
   
Palavras-chave:  Educação, Cinema, Neurociências
[Resumo]  


 I.007 - NEUROLOGIA EM CENA: A TEATRALIZAçãO COMO RECURSO NO ENSINO SUPERIOR
Clynton Lourenã§o Corrãªa (UFPR LITORAL - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral) ; Denise Kluge (UFPR LITORAL - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral)
   
Palavras-chave:  Educação, Neurologia, Teatro
[Resumo]  


 I.008 - BASES CONCEITUAIS DA NEUROÉTICA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS POSSÍVEIS BASES NEUROBIOLÓGICAS DA CONDUTA MORAL.
Cleide Bernardes (UNB - UNIVERSIDADE DE BRASILIA)
   
Palavras-chave:  cérebro, ética, esolha, juízos morais, neuroética
[Resumo]  


 I.009 - NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: APROPRIAÇÕES PRECIPITADAS PARA A PRÁTICA ESCOLAR
Claudia Lopes da Silva (FE-USP - Faculdade de Educação - USP)
   
Palavras-chave:  neurociência, educação, psicologia escolar
[Resumo]  


 I.010 - ANÁLISE DE DISCURSO NA MÍDIA: NEUROCIÊNCIA E A MANUTENÇÃO DE UM CÉREBRO SAUDÁVEL.
Magda Suzana Novo (FURG - Universidade Federal do Rio Grande) ; Fernanda Hammes de Carvalho (FURG - Universidade Federal do Rio Grande)
   
Palavras-chave:  neurociência, artefatos culturais, discurso da mídia, análise de discurso
[Resumo]  


 I.011 - EMERGÊNCIA DA NEUROEDUCAÇÃO: A HORA E A VEZ DA NEUROCIÊNCIA PARA AGREGAR VALOR À PESQUISA EDUCACIONAL
Renata Menezes Rosat (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Milton Antonio Zaro (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Luis Otoni Ribeiro Meireles (IF-SUL - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense) ; Marilda Spindola (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Ana Maria Ponzio de Azevedo (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) ; Ana Clara Bonini-rocha (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano) ; Maria Isabel Timm (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)
   
Palavras-chave:  pesquisa educacional, tecnologia educacional, neuroeducação, ensino-aprendizado, epistemologia
[Resumo]  


 I.012 - DINÂMICA DE SELEÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA A ATUAÇÃO NA I SEMANA DO CÉREBRO: UMA NEURAVENTURA SENSORIAL
Talita da Silva de Assis (SEEDUC - Secretaria de Estado de EducaçãoFE/UFRJ - Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio de JaneiroIBQM/UFRJ - Instituto de Bioquímica MédicaOCC - Organização Ciências e Cognição) ; Tatiana Maia Barreto (EEFD/UFRJ - Escola de Educação Física e DesportosOCC - Organização Ciências e Cognição) ; Camila Marra de Almeida (IBCCF/UFRJ - Instituto de Biofísica Carlos Chagas FilhoOCC - Organização Ciências e Cognição) ; Laila Rozemberg (IP/UFRJ - Instituto de PsicologiaOCC - Organização Ciências e Cognição) ; Gláucio Aranha Barros (OCC - Organização Ciências e Cognição) ; Alfred Sholl Franco (IBCCF/UFRJ - Instituto de Biofísica Carlos Chagas FilhoOCC - Organização Ciências e Cognição)
   
Palavras-chave:  Neuroeducação, Qualificação de Pessoas, Ensino Não-Formal, Divulgação Científica, Ensino de Neurociências
[Resumo]  


 I.013 - A TEORIA NEURONAL DE SANTIAGO RAMON Y CAJAL À LUZ DA AMPLIAÇÃO DO MODELO DEDUTIVO
Romulo Francisco Monte Ferreira (ICB-USP - Instituto de Ciencias Biomedicas) ; Marcelo Muniz (ICB-USP - Instituto de Ciencias Biomedicas) ; Maria Ines Nogueira (ICB-USP - Instituto de Ciencias BiomedicasICB-USP - Instituto de Ciencias Biomedicas)
   
Palavras-chave:  teoria neuronal, modelo dedutivo, Ramon y Cajal, modelo implicacional
[Resumo]  


 I.014 - A LINGUAGEM DAS NOVAS MÍDIAS E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO, NA APRENDIZAGEM E DIVULGAÇÃO DAS NEUROCIÊNCIAS NO NÚCLEO DE ESTUDOS EM NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO – NEC – IP/USP.
Roberto Torres Tangoa (ICB/USP - Instituto de Ciências Biomédicas-Universidade de São Paulo) ; Maria Inês Nogueira (ICB/USP - Instituto de Ciências Biomédicas-Universidade de São Paulo)
   
Palavras-chave:  Neurociências, Divulgação Científica, Linguagem das novas mídias
[Resumo]  


 I.015 - NEUROCIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA
Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho (FURG - Universidade Federal do Rio Grande) ; Alexandra Moraes Maiato (FURG - Universidade Federal do Rio Grande) ; Daniela Martí Barros (FURG - Universidade Federal do Rio Grande)
   
Palavras-chave:  aprendizagem, conhecimentos neurocientíficos, ensino, formação de professores
[Resumo]  


 I.016 - A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS EM PERCEPÇÃO VISUAL
Tatiana Maia Barreto (EEFD/UFRJ - Escola de Educação Física e DesportosOCC - Organização Ciências e Cognição) ; Talita da Silva de Assis (SEEDUCRJ - Secretaria de Educação do Rio de JaneiroIBQM/UFRJ - Instituto de Bioquímica MédicaFE/UFRJ - Faculdade de EducaçãoOCC - Organização Ciências e Cognição) ; Glaucio Aranha (OCC - Organização Ciências e Cognição) ; Alfred Sholl-franco (IBCCF/UFRJ - Instituto de Biofísica Carlos Chagas FilhoOCC - Organização Ciências e Cognição)
   
Palavras-chave:  Atividades práticas, Percepção visual, Processo de ensino-aprendizagem
[Resumo]  

Todos os direitos reservados ao SBNeC 2010.
by ADALTECH