SBNeC 2010
Resumo:I.012


Poster (Painel)
I.012Dinâmica de Seleção e Qualificação de Voluntários para a Atuação na I Semana do Cérebro: Uma NeurAventura Sensorial
Autores:Talita da Silva de Assis (SEEDUC - Secretaria de Estado de EducaçãoFE/UFRJ - Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio de JaneiroIBQM/UFRJ - Instituto de Bioquímica MédicaOCC - Organização Ciências e Cognição) ; Tatiana Maia Barreto (EEFD/UFRJ - Escola de Educação Física e DesportosOCC - Organização Ciências e Cognição) ; Camila Marra de Almeida (IBCCF/UFRJ - Instituto de Biofísica Carlos Chagas FilhoOCC - Organização Ciências e Cognição) ; Laila Rozemberg (IP/UFRJ - Instituto de PsicologiaOCC - Organização Ciências e Cognição) ; Gláucio Aranha Barros (OCC - Organização Ciências e Cognição) ; Alfred Sholl Franco (IBCCF/UFRJ - Instituto de Biofísica Carlos Chagas FilhoOCC - Organização Ciências e Cognição)

Resumo

Objetivos: A “I Semana do Cérebro: Uma NeurAventura Sensorial” (26-27/03/2010) foi uma iniciativa de âmbito regional voltada para a conscientização de estudantes e docentes da educação básica e o publico em geral para a importância do estudo das neurociências, lançando mão de estratégias não-formais. Os objetivos desse trabalho foram avaliar o processo de formação da equipe de voluntários que participaram do evento e analisar os processos de seleção, capacitação e atuação dos voluntários no decorrer do evento. Métodos e Resultados: Os voluntários foram treinados ao longo de três dias, em diferentes turnos e horários, após categorização em grupos conforme seu vinculo institucional: Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências Ciências e Cognição (48 pessoas), Espaço Ciência Viva (19 pessoas) e Escola Estadual Júlia Kubitschek (17 pessoas). Nossa análise mostra que 51% dos voluntários pertencem à área de ciências da saúde, 11% à área de Humanas e 5% à área de exatas. Cerca de 30% dos voluntários não possuía formação superior e menos de 2% não informou seu nível de escolaridade. Em relação à capacitação, 57,1% dos voluntários compareceram ao treinamento oferecido, mostrando o reconhecimento da importância de sua capacitação. Diferentes fatores contribuíram para a ausência de 42,9% dos participantes no treinamento, onde destaca-se a presença dos mesmos em treinamentos prévios. Desta forma, optou-se pela adoção de ações corretivas de multiplicação do conhecimento “in loco”. A solução foi eficaz. Entretanto, a experiência aponta para a necessidade de ações de capacitação não-presencial como uma importante ferramenta de treinamento. Quanto à execução do evento, a “I Semana do Cérebro” teve como tema central os órgãos sensoriais organizado em oito Módulos Temáticos. Cada módulo possuía um grupo de oficinas, onde eram disponibilizadas atividades práticas especificas. Cada atividade foi executada por monitores voluntários (84 pessoas) e supervisionada por uma comissão organizadora (12 pessoas), contando com o apoio didático de peças anatômicas ampliadas e painéis. O evento foi aberto ao público em geral além de utilizar o sistema de agendamento de escolas. Baseado na observação da dinâmica durante as oficinas, assim como nos relatórios entregues pelos coordenadores, os resultados obtidos apontam aspectos positivos tais como: alto grau de interesse dos participantes (grupos infantis, adolescentes e adultos), e boa capacidade de entendimento sobre o conteúdo explicado e disponibilizado. Conclusão: Observamos que no processo de seleção e qualificação de agentes voluntários a multiplicação de saberes durante o evento foi uma ação corretiva eficaz. Destacando-se, enquanto ação preventiva para outros eventos desta natureza a necessidade de otimização e aceleração dos treinamentos para qualificar os profissionais voluntários a atuarem em eventos de divulgação científica em neurociências no âmbito do ensino não-formal, promovendo, ainda, a interação de profissionais de diferentes áreas. Além disso, há necessidade de mais estudos abordando qualitativamente e comparativamente a recepção e o grau de aprendizagem de ações de capacitação desta natureza, cujo relato contribui para o desenvolvimento de outras iniciativas similares. Apoio financeiro: Organização Ciências e Cognição, Espaço Ciência Viva e FAPERJ.


Palavras-chave:  Neuroeducação, Qualificação de Pessoas, Ensino Não-Formal, Divulgação Científica, Ensino de Neurociências