SBNeC 2010
Resumo:I.003


Prêmio
I.003ESTIMULAÇÃO PERCEPTUAL COMPLEXA APLICADA AO ENSINO DA ANATOMIA FUNCIONAL DO SISTEMA AUDITIVO HUMANO: A CIÊNCIA, A ARTE E O SUJEITO.
Autores:Pamela Rezende Ribeiro (ICB/UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Patrícia Bado (REDE HOSPITAIS D'OR - Unidade de Neurociência Cognitiva e ComportamentalICB/UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Jorge Moll Neto (REDE HOSPITAIS D'OR - Unidade de Neurociência Cognitiva e Comportamental) ; Cecilia Hedin-pereira (IBCCF/UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Maira Monteiro Fróes (ICB/UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)

Resumo

Introdução: Nossa hipótese é de que a percepção, mediadora de aprendizado e de evocação criativa em ciência, poderia beneficiar-se pela associação entre a análise lógico-cognitiva tradicional e a estimulação estético-afetiva do sujeito observador/investigador, promovida pela contextualização do(s) objeto(s) de interesse científico em valores de arte e motivadores de potencial empático. Objetivo: Testar o impacto de valores estético-empáticos sobre a apreensão da ciência da forma, mediante indicadores de memória e aprendizado da anatomia do sistema humano da audição, comparados em dois paradigmas de aula diferentes, tradicional (T) e não tradicional (NT). Metodologia: As baterias de testagem e análise de resultados encontram-se ainda em fase de execução. As aulas T e NT são apresentadas às turmas de graduação em Fonoaudiologia da UFRJ. Ambas desenvolvem a anatomia de superfície do osso temporal humano. A aula T explora a forma anatômica do osso temporal a partir de ilustrações extraídas de Atlas anatômicos convencionais e de sítios da web. Em contraste, a aula NT é ilustrada com peças anatômicas, esculturas e desenhos transpostos para mídia digital e com arte digital 2D e 3D, preparadas por nosso grupo e dotadas intencionalmente de forte caráter artístico. Além disso, inserimos música de fundo, em volume baixo. As turmas de graduação são divididas em duas metades equivalentes em termos de rendimento acadêmico, cada qual vivenciando um tipo de aula, T ou NT. Após a aula experimental, os dois grupos preenchem formulários individuais, de avaliação lógico-mnemônica e contextual funcional, em bases nominal-semântica e figurativa, apresentados de imediato, no dia seguinte, e 15 dias depois. Adicionalmente, os alunos respondem a um desafio, via web, que pretende à avaliação de aspectos da criatividade contextual. Resultados: Os grupos de voluntários NT e T mostram-se, até o momento, indistinguíveis em termos de apreensão média de conteúdo lógico-mnemônico, em níveis semântico e figurativo, reforçando o pressuposto de equivalência dos grupos experimentais NT e T em termos de rendimento acadêmico em Anatomia. No entanto, o grupo NT apresentou índices 2 a 3 vezes mais elevados quando avaliados 1. o acoplamento forma anatômica-função nos testes escritos e 2. a originalidade justificada da seqüência metafórica do processamento do som pelo sistema neurobiológico da audição. Conclusões: Tendo como referência os indicadores propostos de originalidade metafórica contextualizada e de salto disciplinar, nossos resultados sugerem que a contextualização complexa, multimodal, combinando ao valor de ciência, uma forte valorização artística e empática poderia promover um ganho de entendimento em bases de criatividade e insight interdisciplinar por parte do sujeito observador da ciência.


Palavras-chave:  aprendizado e memória, epistemologia experimental, neurobiologia da cognição, percepção multimodal