Semana Nacional do Cérebro é uma campanha de divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovida por todo o Brasil pela SBNeC e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW), uma iniciativa global de divulgação das neurociências promovida pela Dana Alliance for Brain Initiatives em todo o mundo.

A cada ano, no mês de março, Universidades, Hospitais e outras organizações, inclusive agências do governo, unem-se, durante uma semana, para realizar um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos neurocientíficos. Este ano teremos a 29ª Semana, que acontecerá entre 11 e 17 de Março de 2024.

PARTICIPE!!

A proposta básica é que cada interessado ou grupo de interessados (a) organize e apresente, durante aquela semana, palestras, aulas públicas, exposições, exibições de filmes, enfim, apresentações das mais variadas categorias, sempre (b) sob responsabilidade de cada um dos proponentes e (c) realizada nos mais variados espaços: Escolas, Shoppings, Universidades, Feiras, Praças Públicas, etc.

Gostaria de realizar uma atividade durante a Semana Nacional do Cérebro? Cadastre-a neste formulário da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e ajude a difundir a Neurociência no Brasil!
Fique atento, o prazo final para registro de atividades é 11/03/2024!

 

Semana do Cérebro – 2024


Neste ano, a XIII Semana Nacional do Cérebro acontecerá entre os dias 11 a 17 de Março com o tema “Odisseia Neurocientífica”. O tema foi escolhido a partir de um Concurso feito pela SBNeC e a ganhadora foi a discente Giuliana Petiz Zugno que desenvolve pesquisa no Laboratório de Psicobiologia e Neurocomputação (LPBNC) e é pós-graduanda do Programa do Programa de Pós-Graduação em Neurociências (UFRGS). Segundo a mestranda,  o tema foi baseado na metáfora sobre a ideia de uma jornada intelectual desafiadora e significativa na investigação dos mistérios do sistema nervoso!

CADASTRE SUA ATIVIDADE AQUI!

 

Benefícios!

– As pessoas que realizarem o cadastro de sua atividade na Semana Nacional do Cérebro receberão certificados emitidos pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, além da oportunidade de apresentar seus trabalhos durante a XLVII Reunião Anual da SBNeC onde ocorrerá uma sessão de posters destinada a discussão sobre as atividades realizadas!

– Os trabalhos sobre a Semana do Cérebro que forem submetidos para o congresso poderão concorrer ao prêmio “Prêmio Neurociências e Arte Nise da Silveira” que dará ao ganhador o direito a uma isenção de inscrição no congresso da SBNeC de 2025!

Importante!

– Os responsáveis pelas atividades deverão responder ao relatório de atividades  até o dia 17 de abril. O preenchimento do formulário será essencial para garantir o recebimento do certificado;

– Os certificados serão disponibilizados até o dia 17 de maio de 2024.

*Suas atividades também podem ser cadastradas no site da Dana Foundation, por meio do link “https://www.brainawareness.org

Divulgue entre seus colegas, familiares e amigos!
Convide todo mundo !

  • Todas as atividades são gratuitas e (em princípio) abertas a todo o público. 



Vínculos importantes

Latest Posts


Vinculo Importantes