Submissão de Proposta para o 3º Congresso da FALAN

Submissão de Proposta para o 3º Congresso da FALAN

3º CONGRESSO DA FALAN 14-17 de setembro de 2020 Local: HANGAR CONVENÇÕES E FEIRAS DA AMAZÔNIA, Av. Dr. Freitas, s/n. Marco, Belém, Pará, Brasil. Estimados Neurocientistas, Apraz-nos convidá-los para participarem do 3 rd Congress of the Federation of LatinAmerican and Caribbean Societies for Neuroscience (FALAN), que ocorrerá de 14 a 17 de setembro de 2020,

3º CONGRESSO DA FALAN

14-17 de setembro de 2020

Local: HANGAR CONVENÇÕES E FEIRAS DA AMAZÔNIA, Av. Dr. Freitas, s/n. Marco, Belém, Pará, Brasil.

Estimados Neurocientistas,

Apraz-nos convidá-los para participarem do 3 rd Congress of the Federation of LatinAmerican and Caribbean Societies for Neuroscience (FALAN), que ocorrerá de 14 a 17 de setembro de 2020, em Belém do Pará.

Nosso primeiro Congresso foi realizado em Búzios, RJ, em 2008, ocasião que marcou o passo inicial para a criação da FALAN. Assim, a formalização se deu com o I Congresso FALAN, realizado em Cancun-México, em 2012. Já o II FALAN ocorreu em Buenos Aires, Argentina, em 2016. Hoje, estamos muito contentes de informá-los que a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (Brazilian Society of Neurosciences and Behavior – SBNeC), ao lado da FALAN, sediará o 3 rd FALAN Congress, em Belém do Pará.

Quatro Reuniões Nacionais de Sociedades de Neurociências de nossa região ocorrerão durante o Congresso da FALAN, em Belém. São elas a “XLIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento”, a “XVI Reunión Anual de la Sociedad Chilena de Neurociencias”, a “Jornadas de la Sociedad de Neurociencias del Uruguay” e o “XXXIV Congreso Anual de la Sociedad Argentina de Investigación en Neurociencias”. O Colegio Colombiano de Neurociencias também realizará seu congresso durante a FALAN2020. As outras sociedades ligadas à FALAN também darão apoio na promoção deste Congresso, considerado como um dos mais importantes do ano de 2020. São esperados apoios financeiros e logísticos da IBRO (International Brain Research Organization) e do seu Comitê Regional Latino-americano (LARC) para a realização de nosso Congresso.

O 3º Congresso FALAN reflete o ritmo vigoroso e em rápido crescimento da neurociência na região bem como o fortalecimento institucional da FALAN. Dada a importância científica e institucional do 3º Congresso FALAN, convidamos você a estar conosco em setembro de 2020, em Belém.

O objetivo do congresso é de promover a neurociência na região e, ao mesmo tempo, fornecer à comunidade neurocientífica Latino-americana um ambiente à busca e troca de ideias e técnicas que amplifiquem a interação entre os pesquisadores no campo da neurociência. O Evento será como uma importante vitrine para divulgarmos a ciência de alta qualidade que realizamos na América Latina e no Caribe, bem como poderá abrir novas oportunidades de pesquisa, alcançando a comunidade de neurociências em todo o mundo.

O Congresso está sendo organizado pela FALAN juntamente com a SBNeC e um comitê científico composto por membros da maioria das sociedades afiliadas à FALAN. Este comitê científico está desenvolvendo um programa de alta qualidade em que as mais relevantes áreas das neurociências serão abordadas. Assim, estão sendo organizadas conferências plenas e simpósios em assuntos do mais alto interesse. Ainda, como tem sido uma tradicional preocupação da FALAN, teremos também a importante seção para apresentação de pôsteres. Não podemos deixar de mencionar o espaço para cursos satélites, especialmente destinados para estudantes de pós-graduação. Temos o compromisso de garantir a participação de cientistas de toda a América Latina e do Caribe e esperamos, como é tradição em nosso país, alcançar um bom equilíbrio em termos de representação de gênero e etnia, sempre comprometidos com o mais alto padrão acadêmico.

Vamos nos encontrar de 14 a 17 de setembro de 2020 em Belém do Pará. Será um especial momento para compartilharmos e desfrutarmos de um excelente programa científico e cultural.

Comitê Científico do 3° FALAN

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS:

Quem pode submeter uma proposta? Todos os membros regulares das Sociedades Afiliadas* e membros associados** à FALAN estão convidados a submeterem propostas ao 3º Congresso da FALAN. Para se tornar um membro regular de uma sociedade afiliada à FALAN, por favor, contate a sociedade de seu país:

* SOCIEDADES AFILIADAS À FALAN 

Sociedad Argentina de Investigación en Neurociencias (SAN)
Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC)
Sociedad Chilena de Neurociencia (SCN)
Sociedad de Neurociencias de Uruguay (SNU)
Colegio Colombiano de Neurociencias (COLNE)
Sociedad de Neurociencias de Cuba (SONECUB)
Sociedad Mexicana de Ciencias Fisiológicas (SMCF) and Sociedad Mexicana de Neurociencias y Neurobiología (SMNN)

**MEMBROS ASSOCIADOS À FALAN 

Costa Rica: Centro de Investigación en Neurociencias
Bolivia: Sociedad Boliviana de Neurociencias
Peru: Sociedad para la Neurociencias del Perú (ANP)
Spain: Sociedad Española de Neurociencias (SENC)
Portugal: Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN)

Chamada para Special Lectures, Symposia and Special Events

Para Conferências Especiais e Simpósios

– O idioma oficial do Congresso é o Inglês. Cada proposta deverá conter: título, breve descrição, mini-CV (1-2 páginas. Para simpósios, inclua o CV de todos os palestrantes). Todos os simpósios deverão ser apresentados por 3-4 palestrantes, os quais deverão ser de diferentes países. Por exemplo, 2-3 participantes deverão ser de diferentes países da América Latina/Caribe e 1-2 de outros países. As propostas de simpósio contendo somente neurocientistas latino- americanos/caribenhos deverão incluir pesquisadores de diferentes países. Abaixo estão os tópicos sugeridos para submissão de Conferência Especial e Simpósio

Tópicos 

#1: Técnicas para o estudo das funções cerebrais (e.g., Optogenética, Quimiogenética, Imagem do cérebro)
#2: Inteligência artificial
#3: Transtornos neurodegenerativos e neuropsiquiátricos
#4: Neurobiologia das Emoções #5: Dependência de drogas
#6: Neurobiologia da dor
#7: Memória e aprendizagem
#8: Neuroetologia
#9: Fisiologia sináptica/biologia molecular e celular da plasticidade neuronal
#10: Cronobiologia e Sono
#11: Células da Glia
#12: Pesquisa em células tronco e organoides
#13: Neurogênese, Desenvolvimento neural e Evolução do sistema nervoso
#14: Conectoma cerebral
#15: Neuroinflamação

Para Eventos Especiais (SE) 

– Cada proposta para SE deverá também incluir: título, breve descrição, mini-CV (1-2 páginas). Os tópicos sugeridos para submissão de SE estão abaixo:

Tópicos 

SE #1: Mulheres na neurociência
SE #2: Pesquisa com animais: melhores práticas para comunicar sobre pesquisas com animais
SE #3: Atividade para Jovem Pesquisador I (dicas para se escrever artigo científico a ser submetido à boas revistas; Desenvolvimento da carreira de pesquisador)
SE #4: Atividade para Jovem Pesquisador II (como solicitar um auxílio financeiro)
SE #5: Neuroética
SE #6: Neurociências para a Educação
SE #7: IBRO Alumni.

Prazos 

As submissões poderão ser feitas de 30 de maio a 30 de julho de 2019.
Para submissão de propostas, acesse o seguinte link: http://sbnec.org.br/falan/propostas/index.php
rptec
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos

Categorias

Categorias