Prof. Dr. Elisaldo Luiz de Araújo Carlini nos deixou neste 16 de setembro de 2020.

Prof. Dr. Elisaldo Luiz de Araújo Carlini nos deixou neste 16 de setembro de 2020.

O Prof. Carlini nasceu na cidade de Ribeirão Preto em 1930 e formou-se médico pela Escola Paulista de Medicina (EPM), em 1956. Em 1962 concluiu o Mestrado em Psicofarmacologia pela Yale University, nos Estados Unidos. Com sua alma inquieta e empreendedora, fundou o Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Medicina da Santa Casa e

O Prof. Carlini nasceu na cidade de Ribeirão Preto em 1930 e formou-se médico pela Escola Paulista de Medicina (EPM), em 1956.

Em 1962 concluiu o Mestrado em Psicofarmacologia pela Yale University, nos Estados Unidos. Com sua alma inquieta e empreendedora, fundou o Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Medicina da Santa Casa e criou o Departamento de Psicobiologia da EPM/UNIFESP, sendo um dos idealizadores da criação da AFIP (Associação fundo de Incentivo à Pesquisa) por considerar que a ciência não poderia ficar atravancada com a burocracia dos serviços públicos.

Em 19 de dezembro de 1977, Prof. Carlini propôs a criação de uma sociedade que pudesse trazer psicólogos, psicofarmacólogos, neurofisiologistas e psiquiatras para juntos discutir neurociência sob uma ótica multidisciplinar. Nascia assim a Sociedade Brasileira de Psicobiologia, que após alguns anos viria a ser rebatizada como Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.

Inovador, fundou o CEBRID (Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas), responsável por fazer os primeiros levantamentos epidemiológicos sobre o uso de drogas no Brasil.

Sua atuação política na área da saúde também foi exemplar. Atuou como Secretário Nacional de Vigilância Sanitária no Governo de Fernando Henrique Cardoso e propôs a criação da ANVISA que vingou pouco tempo depois. Teve mandatos como membro do Expert Advisory Panel on Drug Dependence and Alcohol Problems, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Prof. Carlini foi o maior estudioso brasileiro sobre os efeitos da maconha e atualmente circula o PL 399/2015 que traz a possibilidade de cultivo e produção de remédio à base de Cannabis em nosso país e, em abaixo-assinados, é pedido que a Lei tenha o nome de Lei Elisaldo Carlini, prestando a devida homenagem ao pioneiro nos estudos sobre o uso da Cannabis para controle de epilepsia no Brasil.

Um gigante da ciência brasileira, deixa enorme legado na formação de centenas de alunos tanto de graduação quanto de pós-graduação. Generoso em compartilhar seus conhecimentos, suas aulas, palestras e pronunciamentos eram a apreciados e sempre elogiados. Amava o magistério.

Deixa muitas saudades, lições e um horizonte para futuras pesquisas.

Missão Cumprida, Mestre!

Prof. Dr. José Carlos Galduróz

Profa. Dra. Deborah Suchecki (em nome da SBNeC)

weber
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos

Categorias

Categorias