SBNeC 2010
Resumo:J.253


Poster (Painel)
J.253EFEITOS ANSIOGÊNICOS E ANTIDEPRESSIVOS DA ATIVAÇÃO FARMACOLÓGICA AGUDA DE RECEPTORES 5-HT2C EM DOIS MODELOS ANIMAIS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO
Autores:Flávia Martins Silva (UNB - Universidade de Brasília) ; Marília Greidinger Carvalho (UNB - Universidade de Brasília) ; Antonio Pedro de Mello Cruz (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo

O papel da serotonina (5-hidroxitriptamina - 5-HT) na modulação de estados de ansiedade e depressão tem sido amplamente investigado. O presente estudo avaliou os efeitos comportamentais no labirinto em cruz elevado (LCE) e no teste do nado forçado (TNF) induzidos pelo agonista seletivo de receptores 5-HT2C WAY-161503. Quinze minutos após injeções (1,0 ml/kg) intraperitoniais (i.p.) de WAY-161503 (1,0, 3,0 e 10,0 mg/kg) ou salina, ratos Wistar machos e experimentalmente ingênuos foram expostos por 5 minutos ao LCE. A porcentagem de entradas nos braços abertos e o tempo gasto em padrões de avaliação de risco foram registrados como medidas de ansiedade. O número absoluto de entradas nos braços fechados foi utilizado como índice de atividade locomotora. Imediatamente após a exposição ao LCE, cada animal foi exposto ao TNF até que a latência da primeira imobilidade fosse obtida (sessão de treino). Vinte e quatro horas após, cada animal foi submetido à mesma seqüência de exposição LCE-TNF (sessão de teste para o TNF) sob o efeito de uma segunda administração de salina ou WAY-161503 nas mesmas doses correspondentes. Uma latência reduzida para a primeira imobilidade na sessão de teste em comparação a latência para esta mesma medida na sessão de treino foi utilizada como parâmetro de comportamento depressivo no TNF. A droga reduziu de maneira dose-dependente a exploração nos abraços abertos e aumentou o tempo gasto em avaliação de risco no LCE. Esse efeito ansiogênico foi observado na primeira exposição ao LCE, mas não na segunda. No TNF, a droga aumentou de maneira dose-dependente a latência para a primeira imobilidade na sessão de teste quando comparada aos animais tratados com salina, um perfil comportamental sugestivo de atividade antidepressiva. Esses resultados apontam para um importante papel dos receptores 5-HT2C na modulação de comportamentos relacionados à ansiedade e depressão desencadeados por esses dois modelos animais.


Palavras-chave:  depressão, ansiedade, agonista 5-HT2C, WAY 161503, modelos animais