SBNeC 2010
Resumo:E.057


Poster (Painel)
E.057ATIVIDADE LOCOMOTORA E NÍVEL DE CORTISOL DE ONÇAS PINTADAS EM RECINTOS ABERTO E FECHADO AO PÚBLICO, BASES PARA UM MODELO EXPERIMENTAL ETOLÓGICO DE QUALIDADE DE VIDA E ESTRESSE.
Autores:Júlio César Montanha (UNB - Universidade de Brasília) ; Sérgio Leme da Silva (UNB - Universidade de Brasília) ; Vanner Boere (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo

O bem-estar psicológico de animais em cativeiro está relacionado com as necessidades de cada espécie e as condições que estão sendo oferecidas pelo ambiente do cativeiro. Objetivando avaliar e comparar necessidades etológicas e psicológicas, observamos dois grupos de Panthera onca (Onças pintadas), um macho e uma fêmea no Zoológico de Brasília (ZOOBSB), nas condições aberto e fechado à visitação pública e um macho e duas fêmeas no Criadouro Nex (NEX) em Corumbá de Goiás, na condição fechado a visitação pública. Utilizou-se um mapa do recinto dividido em 11 quadrantes para medida da atividade locomotora através do cruzamento desses quadrantes que quantificavam a taxa locomotora. Foram feitas 3 observações do comportamento locomotor com duração de 2h em cada condição de visita nos dois locais de coleta. Para medida de cortisol utilizou-se a saliva que foi coletada através da introdução das mangueiras por uma abertura na parte superior da grade do cambeamento. Após 5 min, as mangueiras foram retiradas e a saliva coletada através de kits do tipo Salivetti. Foram feitas coletas pela manhã entre as 8 e 9 hs, com os animais em jejum de pelo menos 24 horas, três repetições em cada condição de visita no ZOOBSB e feita em dias consecutivos na NEX. No total, foram preparadas nove amostras colhidas de cada onça do ZOOBSB, e seis de cada onça da NEX. A amostragem foi realizada consistentemente e na mesma ordem, sempre pelo mesmo pesquisador responsável pela coleta da saliva. A saliva foi mantida congelado a-20oC até análise laboratorial e todas as medições de cortisol foram feitas ao mesmo tempo no mesmo ensaio, usando uma imunoenzimático sistema (DSL10 - 67100/Active, E.U.A.). A comparação entre cortisol salivar revelou diferença significativa entre amostras dos altos níveis das onças do ZOOBSB com os níveis das onças da NEX nas condições de presença de visitação conforme teste de Kruskal-Wallis, (df=1, Qui-quadrado=l6,25, P=0,012). Coincidentemente a atividade locomotora na condição com visita no ZOOBSB se apresentou como a menor média [X=27,6 (14,7)] em relação às duas outras condições observadas, respectivamente de sem visita no mesmo local e na condição da NEX que recebe visitação controlada [X=46,5 (53,5); X=30,8 (18,0)], porém a análise de Kruskal-Wallis não apontou diferença significativa entre essas médias dos 3 grupos (df=2, Qui-quadrado=0,21, P=0,897). Estes resultados sugerem que onças-pintadas, normalmente solitárias e esquivas na natureza, possivelmente têm, seus níveis de hormônio cortisol alterados em função da exposição publica e ainda levantam associações entre alta visitação e inibição de atividades locomotoras e fornece linhas de base para um modelo experimental etológico de qualidade de vida e estresse na possibilidade de controle de condições de visitação que modulam à expressão de comportamentos e estado humoral de animais de hábitos solitários.


Palavras-chave:  cortisol, comportamento locomotor, qualidade de vida, estresse, Panthera onca