SBNeC 2010
Resumo:F.160


Poster (Painel)
F.160APRENDIZAGEM DE SEQÜÊNCIAS E TEMPO DE REAÇÃO SERIAL, EM RATOS.
Autores:Leopoldo Francisco Barletta Marchelli (IB - USP - Instituto de Biociências - USP) ; Rodrigo Pavão (IB - USP - Instituto de Biociências - USP) ; André Frazão Helene (IB - USP - Instituto de Biociências - USP) ; Gilberto Fernando Xavier (IB - USP - Instituto de Biociências - USP)

Resumo

A tarefa de tempo de reação serial (TRS) vem sendo frequentemente utilizada em investigações sobre aprendizagem implícita envolvendo o estabelecimento de associações entre estímulos e respostas, e antecipação de eventos com base em memórias sobre regularidades passadas. O objetivo do presente estudo foi avaliar a capacidade de ratos de se beneficiarem da organização sequencial de estímulos numa TRS e, paralelamente, desenvolver um procedimento análogo ao empregado em seres humanos envolvendo aprendizagem sequencial. Ratos foram treinados a inserir seus focinhos em tubos (denominados 1, 2, 3 e 4), dispostos lado-a-lado horizontalmente, em resposta ao acendimento de um LED (light emiting diode) localizado no fundo de cada tubo, havendo um limite temporal pré-estabelecido para a emissão da resposta. A emissão de respostas adequadas a uma seqüência de 9 estímulos apresentados em seqüência levava ao reforço (solução de sacarose). O tempo de reação para cada estímulo foi mensurado. Inicialmente, a seqüência de estímulos era aleatória. Numa segunda fase, a seqüência de estímulos passou a ser repetitiva (132413241) prosseguindo até que um nível assintótico de desempenho fosse atingido. Numa terceira fase, a seqüência voltou a ser aleatória. Os tempos de reação e a taxa de erros nas quatro últimas sessões com sequência repetitiva foram comparados com os parâmetros correspondentes das quatro sessões seguintes com sequências aleatórias. Os tempos de reação foram significantemente menores nas sessões envolvendo seqüências fixas (385±55ms) em relação as sessões envolvendo seqüências aleatórias (418±49ms) [F(1,7)=11,16, p=0,01]. Adicionalmente, a taxa de acertos nas seqüências fixas foi maior em relação às seqüências aleatórias [F(1, 7)=571,34, p=0,0001]. Os resultados indicam que ratos antecipam, com base na memória sobre regularidades passadas, os estímulos a serem apresentados na seqüência, o que se reflete numa redução significativa no seu tempo de reação aos estímulos e também numa redução da quantidade de erros, durante o desempenho com a sequência repetitiva, em comparação com a sequência aleatória. Esse protocolo experimental poderá ser útil em estudos envolvendo as bases neurais da aprendizagem de seqüências em ratos.


Palavras-chave:  Memória Implícita, Aprendizagem Sequencial, Tempo de Reação Serial, Antecipação