SBNeC 2010
Resumo:H.027


Poster (Painel)
H.027SPEM (single photon emission microscopy): uma nova tecnologia de SPECT (single photon emission computed tomography) de alta resolução para uso em modelos animais.
Autores:Marília Alves dos Reis (IIEPAE - 1- Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert EinsteinUNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Ming Chi Shih (IIEPAE - 1- Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert EinsteinUC - Universidade de Chicago) ; Vanessa Costhek Abílio (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Geng Fu (UC - Universidade de Chicago) ; Ilza Rosa Batista (IIEPAE - 1- Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert EinsteinUNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Barbara Marczewski Szot (IIEPAE - 1- Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein) ; Francisco Romero Cabral (IIEPAE - 1- Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein) ; Marycel Rosa Felisa Figols de Barboza (IIEPAE - 1- Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein) ; Petrick Davoglio (IIEPAE - 1- Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein) ; Edson Amaro Junior (IIEPAE - 1- Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein) ; Chin-tu Chen (UC - Universidade de Chicago) ; Rodrigo Affonseca Bressan (IIEPAE - 1- Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert EinsteinUNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

INTRODUÇÃO: O uso de neuroimagem molecular - como a técnica de SPECT (single photon emission computed tomography) - permite que moléculas-alvo cerebrais possam ser estudadas in vivo ao longo do tempo. A aplicação desta metodologia em conjunto com bons modelos animais pode trazer importantes contribuições para o estudo das doenças do cérebro e suas possíveis terapêuticas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resolução do SPEM (single photon emission microscopy), uma nova tecnologia de SPECT de alta resolução (superior a alcançada nos sistemas comerciais disponíveis) para uso com animais de pequeno porte, desenvolvida pela Universidade de Chicago (UC) e instalada no Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia (CETEC) do hospital Albert Einstein. OBJETIVO: Validar a resolução do SPEM através de análise de imagens adquiridas em estudo de fantoma e estudo in vivo de perfusão cerebral em camundongo. MATERIAL E MÉTODOS: Foi construído uma miniatura de Fantoma Jaszczak, que consiste em um disco de PTFE de aproximadamente 5 mm de espessura e 13 mm de diâmetro, com 4 grupos de furos dispostos de forma paralela ao eixo axial do disco. Os diâmetros dos grupos de furos foram de 0,75 mm, 0,5 mm, 0,3 mm e 0,2 mm respectivamente. Para o preenchimento do fantoma, foram feitas uma solução com 2 mCi de 125I (iodo 125) e uma solução de 4,3 mCi de 99mTc (tecnécio 99-metaestável). Após o preenchimento com os isótopos radioativos, as aquisições das imagens foram adquiridas no equipamento de SPEM com um colimador pinhole com abertura de 36 furos. O tempo total de aquisição foi de 96 minutos, sendo 4 minutos para cada projeção de imagem, totalizando 24 imagens angulares. Para o estudo de perfusão cerebral in vivo foi utilizado um camundongo macho. O animal recebeu uma injeção intravenosa via caudal de 4 mCi de [99mTc]HMPAO. Trinta minutos após a administração do radiotraçador, a aquisição das imagens foi realizada no equipamento de SPEM, com colimador pinhole com abertura de 19 furos. O tempo total de aquisição de imagens foi semelhante ao estudo com fantoma. RESULTADOS: Após a aquisição das imagens, estas foram reconstruídas obtendo 150mm de espessura para a análise visual. Observou-se que as imagens obtidas com o fantoma preenchido com 125I foram melhores que as obtidas com o fantoma preenchido com 99mTc, com uma resolução espacial < 200 mm e >350 mm, respectivamente. Com relação às imagens adquiridas no estudo de perfusão cerebral, foi possível observar nitidamente o fluxo sanguíneo na região dos núcleos da base e demarcações lobulares no cérebro do camundongo. CONCLUSÕES: A validação da resolução da tecnologia de SPEM através de análise visual foi realizada com sucesso. A alta resolução apresentada ampliará a capacidade de se estudar em modelos animais as alterações moleculares e seus contextos neuroanatômicos subjacentes às doenças do cérebro.


Palavras-chave:  Neuroimagem molecular, SPECT animal, SPEM, Modelos animais, Doenças do cérebro