SBNeC 2010
Resumo:J.230


Poster (Painel)
J.230Avaliação da extinção do congelamento nas linhagens Carioca Alto Congelamento (CAC) e Carioca Baixo Congelamento (CBC)
Autores:Laura Andrea León Anhuamán (USP - Universidade de Sao PauloUA - Universidad de los AndesPUC JR - Pontificia Universidade Catolica de Rio) ; Rodrigo Alejandro Sierra (UA - Universidad de los Andes) ; Laura Nitola Pulido (UA - Universidad de los Andes) ; Victor Castro Gomez (PUC JR - Pontificia Universidade Catolica de Rio) ; Fernando Cardenas Parra (UA - Universidad de los Andes) ; Jesus Landeira Fernandez (PUC JR - Pontificia Universidade Catolica de Rio)

Resumo

A seleção fenotípica de altos e baixos níveis de emotividade permite investigar variáveis genéticas associadas ao desenvolvimento de transtornos de ansiedade. As linhagens Carioca Alto Congelamento (CAC) e Carioca Baixo Congelamento (CBC) foram selecionadas a partir da linhagem Wistar, de acordo com o comportamento no paradigma de condicionamento ao medo contextual. No presente trabalho foi avaliada a extinção do congelamento das linhagens CAC e CBC na sétima geração. Foram utilizados 24 ratos (250-300g; 10 CAC y 14 CBC). Na sessão de treinamento os animais foram condicionados ao contexto, com três apresentações aleatórias de um choque (EI=1mA; 1seg; intervalo interestímulo=20 seg). A sessão 1 foi a sessão teste. Nas sessões 2 e 3 foi avaliada a extinção. O teste t não mostrou diferenças significativas no congelamento na sessão de treinamento, nem antes nem depois da apresentação do estimulo aversivo. Foram encontradas diferenças significativas na sessão de teste. Não foram encontradas diferenças significativas nas sessões 2 e 3. Assim, CAC e CBC não apresentaram congelamento espontâneo ou diferenças no congelamento imediatamente após o estímulo aversivo. Entretanto, houve diferenças na sessão teste, em que o nível de ansiedade diminui com o tempo, indicando um processamento de memória emocional normal. Esses dados podem contribuir na caracterização das linhagens CAC e CBC como modelo de ansiedade generalizada, diferenciando-a de outros modelos de transtornos de ansiedade, como o estresse pós-traumático.


Palavras-chave:  congelamento, fluoxetina, CAC, CBC