SBNeC 2010
Resumo:J.199


Poster (Painel)
J.199A ADMINISTRAÇÃO REPETIDA À NICOTINA AUMENTA, DE FORMA DURADOURA, A CONCENTRAÇÃO TECIDUAL DE DOPAMINA NO CÓRTEX PRÉ-FRONTAL DE RATOS EXPOSTOS AGUDAMENTE À ANFETAMINA
Autores:Paulo Eduardo Carneiro de Oliveira (UNESP - Universidade Estadual PaulistaUFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Cleopatra da Silva Planeta (UNESP - Universidade Estadual PaulistaUFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)

Resumo

Objetivos: Estudos mostram que a exposição repetida a uma substância psicoativa pode alterar os efeitos de outra. Dados do nosso laboratório mostram que o pré-tratamento com nicotina durante 7 dias apresentam sensibilização comportamental. A sensibilização comporamental está relacionada à neuroadaptações do sistema mesocorticolímbico. Desse modo, o presente trabalho investigou se a exposição repetida a nicotina altera os efeitos agudos da anfetamina nas vias dopaminérgicas de ratos adolescentes e se essas alterações são duradouras. Métodos: Ratos Wistar adolescentes (DPN=28) receberam injeções sub-cutâneas (sc) de nicotina (NIC) (0,4 mg/Kg) ou salina (SAL) (1 mL/Kg) durante 7 dias. No 10° ou 13º dias os animais receberam injeção intra-peritoneal (ip) de anfetamina (ANF) (5,0 mg/Kg, para adolescentes e 1,0 mg/Kg para adultos) ou SAL (1 mL/Kg). Trinta minutos após as injeções os animais foram decapitados, os encéfalos removidos e dissecados no criostato. As áreas de interesse, núcleo acumbens (NAc) e córtex pré-frontal (CPF), foram retiradas pela técnica de minipunch. A dopamina foi quantificada por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). Os dados foram expressos como média ± EPM (n=7-9 por grupo) e analisados por ANOVA bifatorial. Resultados: Os dados representam a média ± EPM (n=7-9 por grupo) O pré-tratamento com NIC aumentou significativamente (p<0,05) a quantidade de dopamina no CPF de ratos adolescentes após a administração aguda de anfetamina (SAL-SAL: 0,107±0,006; SAL-ANF: 0,125±0,005; NIC-SAL: 0,103±0,006; NIC-ANF: 0,158±0,009) e essa alteração permaneceu até a idade adulta (SAL-SAL: 0,048±0,002; SAL-ANF: 0,060±0,008; NIC-SAL: 0,056±0,007; NIC-ANF: 0,091±0,009). Conclusão: Os resultados sugerem que o tratamento crônico com nicotina aumenta o efeito agudo da anfetamina, de forma duradoura, na indução de aumento de dopamina no CPF, mas não no NAc de ratos adolescentes.


Palavras-chave:  adolescência, anfetamina, neuroquímica, nicotina, sensibilização