SBNeC 2010
Resumo:E.039


Poster (Painel)
E.039INFLUÊNCIA DE DIFERENTES HORÁRIOS ESCOLARES SOBRE O CICLO SONO E VIGÍLIA DE CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA
Autores:Aline Silva Belísio (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Fernanda Fernandes Kolodiuk (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Jane Carla de Souza (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Zoélia Camila Moura Bessa (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Deyse Nara da Silva Bezerra (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Geilson Carlos de Lima Araújo (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Ivanise Cortez de Sousa Guimarães (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Fernando Mazzilli Louzada (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Carolina Virginia Macêdo de Azevedo (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi verificar a influência de diferentes horários escolares sobre o ciclo sono e vigília de crianças que estudam pela manhã na pré-escola em Natal/RN. MÉTODOS: Participaram da pesquisa 29 crianças do turno matutino, entre 4-6 anos. Dentre essas crianças, 16 iniciavam a aula às 7h (Grupo 1) e 13 iniciavam às 8h (Grupo 2). Após aprovação pelo comitê de ética, a pesquisa foi realizada em duas etapas: 1° etapa, reunião com os pais/responsáveis, para entrega do termo de consentimento e caracterização dos hábitos gerais de sono, com a aplicação do questionário de hábitos de sono e classificação econômica; e 2° etapa, caracterização do padrão de sono pelo diário de sono durante 7 dias, e da sonolência diurna, pela observação comportamental em sala de aula durante 5 dias (primeira observação: Grupo 1 - 07:15-07:45 e Grupo 2 - 08:15-08:45; segunda observação: Grupo 1 - 09:45-10:35 e Grupo 2 - 09:15-10:35). Os comportamentos observados foram bocejar, esfregar o olho, espreguiçar e debruçar sobre a mesa. Os questionários foram preenchidos pelos pais/responsáveis. RESULTADOS: As crianças do grupo 2 foram para a cama mais cedo e tiveram horários mais regulares de ir para a cama durante a semana e fim de semana, além de apresentarem um maior tempo na cama durante a semana em relação as crianças do grupo 1 (Mann-whitney, p<0,05). Com relação ao cochilo, um menor percentual de crianças do grupo 2 cochilou na semana e fim de semana (X², p<0,05), além disso, iniciavam e terminavam o cochilo mais cedo durante a semana (Mann-whitney, p<0,05). A frequência de esfregar o olho foi menor nas crianças do grupo 2 no 1° e 2° horários de observação, e a frequência de bocejar, espreguiçar e debruçar sobre a mesa foi menor apenas no 1° horário de observação em relação às crianças do grupo 1 (Mann-whitney, p<0,05). O nível econômico diferiu entre os grupos, sendo maior no grupo 2 (X², p<0,05). CONCLUSÕES: A diferença entre as escolas com relação aos horários de sono e sonolência mostra sinais de privação parcial de sono que podem resultar dos diferentes horários de início da aula e níveis econômicos dos pais.


Palavras-chave:  Ciclo sono e vigília, Crianças, Horário escolar, Nível econômico, Sonolência diurna