SBNeC 2010
Resumo:A.062


Poster (Painel)
A.062Extrato SM2 promove proliferação de células BrdU-positivas na camada subgranular do giro denteado de camundongos adultos.
Autores:Marcos Vinicius Lebrego Nascimento (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Reinaldo de Carvalho Magalhães (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Igor Victor Ferreira dos Santos (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Luís Henrique Seabra de Farias (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Edilene Oliveira da Silva (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Gilmara de Nazareth Tavares Bastos (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; José Luiz Martins do Nascimento (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Resumo

O SNC apresenta células na camada sub-granular do giro denteado com características funcionais de células-tronco. Aplicação da reposição dessas células no tecido nervoso danificado e a busca por moléculas que possam modular a renovação de células-tronco é bastante atual. A Amazônia é mundialmente conhecida pela sua biodiversidade, com um potencial pouco explorado de fármacos naturais derivados de plantas medicinais encontradas na região. O objetivo do trabalho foi investigar o efeito neurogênico do extrato aquoso SM2 no giro denteado do hipocampo de camundongos adultos. Foram utilizados camundongos machos (BALB/c), 6 a 8 semanas, divididos em dois grupos experimentais (n=4): controle e tratados com extrato SM2. As células recém formadas no giro denteado foram marcadas através de uma injeção intraperitoneal de 5-Bromodeoxiuridina (BrdU) [50mg/kg], 5 horas depois da administração do extrato (0,1; 1; 2,5 ou 5mg/Kg) ou salina. Em seguida, os animais foram perfundidos 24 horas ou 7 dias após a administração de BrdU. Os cérebros foram coletados e cortes coronais de 40 µm, foram realizados para a contagem das células BrdU-positivas no giro denteado hipocampal. Em experimentos de 24 horas após o BrdU, na dose de 5mg/Kg, o extrato SM2 promoveu um aumento no número de células hipocampais BrdU+ (55±4%) quando comparado com o controle (25±10%). No experimento de 7 dias após o BrdU, a dose de 5mg/Kg também promoveu um aumento (112±22%) em relação ao controle (99±7%). Desta forma, podemos concluir que o extrato SM2 na dose de 5 mg/Kg, aumenta a proliferação de células BrdU-positivas na zona sub granular do giro denteado do hipocampo de camundongos adultos.


Palavras-chave:  neurogênese, células-tronco, hipocampo, proliferação