SBNeC 2010
Resumo:A.050


Poster (Painel)
A.050Substância A promove o aumento de células BrdU positivas não-ectópicas na camada sub-granular do giro denteado no hipocampo de camundongos adultos
Autores:Reinaldo de Carvalho Magalhães (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Moisés Hamoy (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Marcos Vinicius Lebrego Nascimento (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Luís Henrique Seabra de Farias (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Raimundo Negrão Neto (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Edilene Oliveira da Silva (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; José Luiz Martins do Nascimento (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Gilmara de Nazareth Tavares Bastos (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Resumo

Objetivos: A região amazônica é rica em plantas medicinais usadas para variados fins terapêuticos pela população ribeirinha, porém, algumas plantas têm efeitos tóxicos podendo desencadear convulsões em mamíferos, como a substância A, extraída de uma planta nativa da Amazônia. Na literatura, drogas convulsivantes são descritas como promotoras de neurogênese ectópica. A neurogênese é bem estabelecida no bulbo olfatório e no giro denteado do hipocampo. O giro denteado é dividido em camada sub-granular, granular, molecular e hilo. A camada sub-granular é a zona neurogênica. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi observar uma possível atividade neurogênica da substância A no giro denteado de hipocampo de camundongos adultos. Materiais e Métodos: A substância A foi utilizada para induzir convulsões em camundongos machos adultos da linhagem Balb/C, estes animais receberam uma dose de 0,25, 0,5 ou 1mg/kg, o grupo controle recebeu apenas salina (n=4 para cada grupo). Os animais foram sacrificados 7 dias após a indução da convulsão. As células recém formadas no giro denteado foram marcadas através de uma injeção intraperitoneal de 5-Bromodeoxiuridina (BrdU) [50mg/kg], 5 horas antes da convulsão. A contagem das células BrdU+ no hipocampo foi realizada na camada sub-granular, granular, molecular e hilo. Resultados: Para os animais que receberam salina, 0,25, 0,5 ou 1mg/kg de substância A, observamos que o número de células BrdU+ na camada subgranular foi de 42 ± 8; 49,3 ± 20,18; 71 ± 21,96; 76,6 ± 6,69, respectivamente. A dose de 0,5mg/kg que é uma dose subconvulsivante, demonstrou um aumento expressivo de células BrdU+ na camada sub-granular. Conclusão: Os resultados obtidos sugerem que a substância A aumentou acentuadamente a quantidade de células BrdU+ não-ectópicas na camada sub-granular do giro denteado do hipocampo após administração da substância A. O grupo que recebeu a dose de 0,5mg/kg não apresentou convulsão e obteve um número maior de células BrdU+. Isto sugere que esta substância, pode estar estimulando a neurogênese hipocampal.


Palavras-chave:  Células-tronco, convulsão, hipocampo, neurogênese