SBNeC 2010
Resumo:F.055


Prêmio
F.055Dificuldades de aprendizagem matemática isolada e associada a dificuldades de leitura e escrita: o papel das representações não simbólicas de magnitude e da representação verbal da aritmética
Autores:Fernanda de Oliveira Ferreira (UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Pedro Pinheiro-chagas (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Klaus Willmes (RWTH AACHEN UNIVERSI - Rheinisch-Westfaelische Technische Hochschule Aachen) ; Guilherme Wood (UNIVERSITÄT SALZBURG - Paris-London Universität Salzburg) ; Vitor Geraldi Haase (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

A discalculia do desenvolvimento (DD) é um transtorno específico de aprendizagem da aritmética que afeta cerca de 6% da população escolar. Há um intenso debate na literatura internacional referente aos déficits cognitivos subjacentes à DD. Há autores que argumentam que a DD estaria relacionada a déficis cognitivos genéricos, como déficits na memória de trabalho (Geary & Hoard, 2005), enquanto outros pesquisadores defendem que os déficits relacionados a DD seriam específicos ao processamento aritmético. Dentre esses, há argumentos de que os principais déficits seriam na representação simbólica de magnitudes (construção da aritmética formal, representação verbal e arábica da aritmética, Rousselle & Noel, 2007), enquanto outros teóricos defendem o papel da representação não simbólica (RNS) para o aprendizado matemático (representação semântica de quantidades, Dehaene et al. 1997, Kaufmann et al, 2009). OBJETIVOS: 1) Investigar o papel das RNS, abstratas, aproximativas de magnitude na aprendizagem matemática; 2) Investigar a existência de diferentes perfis de dificuldades de aprendizagem matemática, verificando a presença de comorbidades com déficits lingüísticos. METODOS: 1344 crianças entre a 1ª e a 6ª séries foram avaliadas em seu desempenho escolar utilizando o Teste do Desempenho Escolar. Os participantes identificados com desempenho inferior ao esperado para idade e escolaridade no subteste de aritmética foram convidados a participar da pesquisa, bem como controles pareados por idade, escolaridade e tipo de escola. Na segunda etapa da pesquisa foi realizada uma avaliação neuropsicológica abrangente e avaliação da cognição matemática. O presente trabalho focou a análise dos dados nas tarefas de representação não simbólica e simbólica de magnitudes. Participaram das análises da segunda etapa da pesquisa 175 crianças, sendo 64 controles, 37 crianças com desempenho inferior ao esperado para idade e escolaridade apenas na aritmética e 74 com desempenho inferior ao esperado para idade e escolaridade em aritmética, leitura e escrita. RESULTADOS: Foi encontrado um perfil distinto entre crianças com dificuldades de aprendizagem matemática (DAM) isolada e crianças com dificuldades de aprendizagem em matemática, escrita e leitura (DAMEL). Foram encontradas diferenças significativas entre DAM e controles na tarefa de comparação de magnitudes não simbólicas (t [85]= - 2.53; p = 0.01)), enquanto na comparação entre DAMEL e controles essas diferenças não foram significativas (t [105] = - 0.885; p=0.378). Por outro lado, o grupo DAMEL apresentou um desempenho significativamente pior em comparação com controles na tarefa de transcodificação numérica (ditado de números), que envolve uma representação verbal da aritmética. DISCUSSÂO: Os resultados indicam um papel fundamental da RNS para o aprendizado da matemática e sugerem mecanismos cognitivos distintos envolvidos na dificuldade de aprendizagem de matemática isolada e associada a dificuldades de leitura e escrita. Os dados apontam para o envolvimento de mecanismos linguísticos subjacentes às dificuldades de aprendizagem de matemática associada a dificuldades em leitura e escrita. Dessa forma, como estratégias de compensação e reabilitação das dificuldades de aprendizagem matemática, sugere-se a estimulação de habilidades relacionadas a RNS de magnitudes (tarefas de comparação de magnitudes, estimação de distâncias e quantidades, etc.), bem como tarefas de estimulação de habilidades linguísticas.


Palavras-chave:  discalculia, neuropsicologia, aprendizagem, representação não simbólica, cognição matemática