SBNeC 2010
Resumo:A.058


Poster (Painel)
A.058DISTRIBUIÇÃO DOS NEURÔNIOS NADPH DIAFORASE POSITIVOS NO CÓRTEX CEREBRAL DO LAGARTO Tropidurus hispidus: DIFERENÇAS ENTRE FAIXAS ETÁRIAS
Autores:Hugo de Carvalho Pimentel (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Jeferson Rodrigo Santos (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; André Melo de Macena (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Márcia Leite dos Santos (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Matheus Macêdo Lima (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Murilo Marhioro (UFS - Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

Objetivo: Identificar, quantificar e caracterizar a distribuição de neurônios NADPH diaforase positivos no córtex cerebral do lagarto T. hispidus em animais de diferentes faixas etárias. Métodos: Foram utilizados 6 lagartos Tropidurus hispidus, de diferentes idades (a distribuição por faixas etárias foi realizada a partir do peso e tamanho dos animais (medida narina–cloaca), de ambos os sexos e pesando de 4 a 67g. Os animais foram mantidos em um terrário que atende as normas do Comitê de Ética em Pesquisa Animal da Universidade Federal de Sergipe (CEPA-UFS) para manejo de animais de laboratório. Fatias do telencéfalo desses animais foram processadas pela técnica histoquímica da NADPH diaforase (NADPHd). Após serem anestesiados com éter, os animais foram perfundidos pelo coração com uma solução de paraformaldeído (1,5%) e glutaraldeído (2%) em tampão fosfato (pH 7,4) por 20 minutos. Em seguida, os cérebros foram extraídos e cortados a 70 µm. As amostras para NADPHd foram então incubadas em um meio contendo 0,83mg/ml de β-NADPH, 0,25mg/ml de nitroblue tetrazolium (NBT) e Triton X-100 0,3% pH 8, a 37 ºC. O número total de neurônios e a distribuição em níveis telencefálicos foram analisados entre animais de diferentes faixas etárias; para as áreas e camadas corticais foram utilizados apenas os dados de animais jovens, uma vez que esses apresentaram o maior número de neurônios. A verificação da distribuição normal dos dados foi realizada pelo teste de Smirnoff-Kolmogorov. Então, utilizaram-se os testes estatísticos paramétricos de ANOVA, com pós-teste de Tukey-Kramer e o não-paramétrico de Kruskal-Wallis, com pós-teste de Dunn (valores expressos em média±erro padrão da média e mediana±intervalo interquartil, com índice de significância de p<0,05). Resultados: Dos 13106 neurônios NADPHd positivos registrados no córtex cerebral de T. hispidus, verificou-se diferença significativa entre as idades: jovens 92(106), adultos 57(40) e senis 34(16); p<0,05. Nos níveis telencefálicos observou-se que o nível pré-comissural de animais jovens 77,5(87,3) apresentou diferença significativa em relação aos senis 34(15), p<0,05; mas não em relação aos adultos 50,5(37,5); p>0,05. Nas áreas corticais dos jovens houve diferença entre o córtex dorsal 24,5(65) e o lateral 2(8), p<0,05; mas não em relação ao medial 24,5(22,5) e dorsomedial 24(27,75), p>0,05. Em relação às camadas corticais de lagartos jovens, foi verificado que há diferença entre a plexiforme interna 49,50(42) e as outras camadas corticais: camada celular 2(3,25) e plexiforme externa 8(9,25); p<0,05. Para o córtex dorsal, não foi realizada análise estatística pois T. hispidus não apresenta estratificação clara nesta área cortical. Conclusões: Os dados revelaram um maior número de neurônios NADPH diaforase positivos em animais jovens, no nível pré-comissural, no córtex dorsal e na plexiforme interna dessa mesma faixa etária.


Palavras-chave:  NADPH diaforase, Córtex, Lagarto, Tropidurus hispidus