SBNeC 2010
Resumo:E.004


Prêmio
E.004Efeitos comportamentais e sobre a expressão da proteina fos em neurônios serotonérgicos após injeções intracerebroventriculares de serotonina em pombos (Columba livia)
Autores:Tiago Souza dos Santos (CFS-UFSC - Departamento de Ciências Fisiológicas) ; Fernando Falkenburger Melleu (CFS-UFSC - Departamento de Ciências Fisiológicas) ; Alexandre Ademar Hoeller (CFS-UFSC - Departamento de Ciências Fisiológicas) ; Carlos Fernando Crispim Junior (IEB-UFSC - Instituto de Engenharia Biomédica) ; Anita Mauricio C. Duarte (CFS-UFSC - Departamento de Ciências Fisiológicas) ; Hilda Cordova Medeiros (CFS-UFSC - Departamento de Ciências Fisiológicas) ; Fabiana Gutiha (CFS-UFSC - Departamento de Ciências Fisiológicas) ; Cristiane Meneghelli (CFS-UFSC - Departamento de Ciências Fisiológicas) ; Cilene Lino de Oliveira (CFS-UFSC - Departamento de Ciências Fisiológicas) ; José Marino Neto (CFS-UFSC - Departamento de Ciências FisiológicasIEB-UFSC - Instituto de Engenharia Biomédica)

Resumo

Em mamíferos, os circuitos serotonérgicos têm sido relacionados à modulação de comportamentos ingestivos e dos estados de sono e vigília. Objetivos: examinar as respostas comportamentais e ingestivas e também o padrão de expressão da proteína Fos no tronco encefálico, após injeção intracerebroventricular de serotonina (5-HT, 50, 150 ou 300 nmol/2µl) em pombos com livre acesso à água e alimento. Resultados: As injeções de 5-HT provocaram marcante sequência comportamental que consistiu em veemente ingestão de água dentro dos primeiros 15 min. após os tratamentos, seguida por comportamentos de manutenção e então por prolongados períodos de comportamentos típicos de sono. Estes efeitos foram de curto-prazo: os padrões de ingestão de água foram similares entre animais tratados com 5-HT ou veículo 2, 3 e 24 h após as injeções. Nenhum efeito consistente foi observado sobre a ingestão de alimento. A densidade de células imunorreativas à Fos (Fos+) ou tanto à Fos e a triptofano hidroxilase (Fos+/TPH+) foram examinadas em seis áreas do tronco encefálico rostral em pombos com livre acesso à água e alimento, que foram tratados com 5-HT (5-HTW) ou veículo. Um grupo controle adicional foi tratado com 5-HT, mas não teve acesso à água nas duas horas seguintes à injeção (5-HTØ). Na rafe pontina, a densidade Fos+ foi positivamente correlacionada com índices de comportamentos típicos de sono e aumentou tanto nos animais 5-HTW como nos animais 5-HTØ. No núcleo da linha média pontomesencefálica, o linearis caudalis, as marcações Fos+ e Fos+/TPH+ foram negativamente correlacionadas com os comportamentos típicos de sono e reduzidas nos animais 5-HTØ. Na área de A8, a densidade de Fos+/TPH+ foi reduzida em ambos os grupos tratados com 5-HT e negativamente correlacionada com o sono. Conclusões: Estes dados indicam que efeitos hiperdípsicos e hipnóticos de injeções ICV de 5-HT em pombos com livre acesso à água e alimento resultam da inibição da atividade tônica de neurônios serotonérgicos no tronco encefálico. Além disso, indicam que pode existir em aves, semelhante a mamíferos, uma influência inibitória de neurônios serotonérgicos sobre o comer, o beber e sobre o sono, possivelmente relacionados à sequência de saciedade pós-prandial e que a coordenação deste cenário fisiológico por circuitos serotonérgicos pode representar um atributo altamente preservado no encéfalo de amniótas.


Palavras-chave:  ingestão de alimento, ingestão hídrica, sono, rafe, serotonina