SBNeC 2010
Resumo:J.218


Poster (Painel)
J.218DEFICIÊNCIA GRAVE DE TIAMINA AFETA NÍVEIS DE GABA NO ESTRIADO E PREJUDICA O DESEMPENHO MOTOR DE ANIMAIS ADULTOS EM TESTES DE COORDENAÇÃO E EQUILIBRIO.
Autores:Ana Raquel Pereira Caixeta (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Danielle Marra Freitas Silva (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISUFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISUFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISUFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Letícia de Souza Resende (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISUFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISUFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Silvia Castanheira Pereira (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISUFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISUFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISUFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Ângela Maria Ribeiro (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISUFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISUFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISUFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

Resumo

A tiamina, também conhecida como vitamina B1, é um nutriente essencial encontrado em altas concentrações em músculos, órgãos e tecido cerebral. A redução nos níveis de B1 teciduais pode interferir em mecanismos celulares neuroquímicos, desencadear processos neurodegenerativos e disfunções cerebrais como, por exemplo, a Encefalopatia de Wernicke (EW). Estudos prévios realizados pelo nosso grupo mostraram que a deficiência maternal de tiamina pode causar distúrbios motores na prole, relacionados com a atividade dos sistemas GABAérgicos e glutamatérgico. Com a finalidade de dar continuidade a esse estudo, o presente trabalho tem como objetivos avaliar os efeitos da deficiência crônica e grave de tiamina, em animais adultos, sobre: (i) o desempenho em tarefas de controle motor e equilíbrio, não anteriormente explorados (ii) parâmetros GABAérgicos no cerebelo, tálamo, corpo estriado e córtex pré-frontal e, além disto (iii), verificar as correlações entre os níveis de GABA em cada uma das regiões estudadas e os aspectos quantificados do comportamento motor. Vinte e quatro ratos machos, adultos, divididos em dois grupos, de acordo com o tratamento, foram utilizados: I- Controle (C, n = 13): animais tratados com ração padrão e II- Deficiente em Tiamina (DT, n = 11): animais tratados com ração deficiente em tiamina. Quando os animais apresentaram sinais neurológicos, convulsões e/ou perda do reflexo de endireitamento, o episódio de deficiência foi interrompido com injeções de tiamina e retorno à ração padrão. O desempenho motor e equilíbrio foram avaliados, em três sessões consecutivas de cada tarefa, através do Teste Beam Balance (TBB) e Rotarod em duas diferentes rotações, 5 e 25 rpm. As determinações das concentrações de GABA nas diferentes regiões cerebrais foram realizadas por cromatografia líquida de alta performance (HPLC). ANOVA 2 x 3 com medidas repetidas no último elemento, mostrou um efeito significativo (p<0,0001) da deficiência de tiamina tanto no equilíbrio dos animais avaliado no TBB quanto sobre a atividade motora e equilíbrio no Rotarod 5 rpm (p=0,004) e 25 rpm (p=0,003). A deficiência de tiamina causou um aumento significativo (p=0,01) nos níveis de GABA no corpo estriado. Análises de regressões mostraram correlações significativas entre os níveis de GABA no corpo estriado e o desempenho (média das três sessões) dos animais no Rotarod (5 rpm e 25 rpm: r=0,59, p=0,041 e r=0,77, p=0,0036, respectivamente) ou Beam Balance (1ª, 2ª e 3ª sessões: r=0,59, p=0,043; r=0,71, p=0,009 e r=0,77, p=0,003, respectivamente), indicando que a concentração deste neurotransmissor nesta região é importante, tanto para a atividade motora quanto para o equilíbrio. Esses dados confirmam a importância do papel do corpo estriado na regulação da coordenação motora e equilíbrio e, além disto, indicam que circuitos inibitórios desta região fazem parte dos mecanismos biológicos envolvidos nesses comportamentos.


Palavras-chave:  COORDENAÇÃO MOTORA, EQUILÍBRIO, GABA, TIAMINA