SBNeC 2010
Resumo:J.096


Prêmio
J.096EFEITO NEUROPROTETOR DE SELENITO DE SÓDIO SOBRE A NEUROTOXICIDADE INDUZIDA POR METILMERCÚRIO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL DE RATOS JOVENS
Autores:Nilton Barreto dos Santos (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Dielly Catrina Favacho Lopes (USP - Universidade de São Paulo) ; Marcus Augusto de Oliveira (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Elizabeth Sumi Yamada (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Edmar Tavares da Costa (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Resumo

Objetivos: Avaliar possíveis déficits de comportamento motor induzidos por exposição ao metilmercúrio (MeHg) em ratos Wistar jovens, assim como os efeitos deletérios desta exposição no cerebelo (células de Purkinje) e no hipocampo (células da camada polimórfica do giro denteado). Métodos: Foram utilizados ratos Wistar (P21, n = 4 animais por grupo) para administração de veículo ou diferentes doses (1, 3 e 5 mg/kg/dia) de MeHg, via oral e um último grupo tratado com MeHg (5 mg/kg/dia) e selenito de sódio (2,5 mg/kg/dia) via intraperitonial, durante 30 dias, ao longo dos quais foi avaliada a variação de peso nos animais. Após o término do tratamento, foi realizado teste comportamental de campo aberto, para avaliar déficits motores associados à intoxicação mercurial. A avaliação da perda celular no cerebelo e no hipocampo foi realizada através de contagens estereológicas (Stereo investigator). Após perfusão em PFA 4%, foram gerados cortes histológicos (60µm), corados pela técnica de Nissl ou imunohistoquimica para calbindina (no caso de cortes de cerebelo). Resultados: Foi observada perda de peso somente no grupo tratado com 5 mg/kg/dia de MeHg, a partir do 28º dia de tratamento. Também foi observado dobramento das patas traseiras neste grupo, além de instabilidade postural. No teste comportamental observou-se redução significativa da ambulação, em relação ao controle, em todos os grupos tratados com MeHg (24,6 ± 7%; 33,1 ± 11%; 65,7 ± 12%) para as doses de 1, 3 e 5mg/kg/dia, respectivamente, além da redução do equilíbrio no grupo tratado com 5 mg/kg/dia (92 ± 11%). No grupo tratado com Selenito e MeHg observou-se reversão parcial dos efeitos comportamentais. Este paradigma de exposição resultou em diminuição significativa de células de Purkinje no grupo tratado com 5 mg/kg/dia (26 ± 6%), e de células hipocampais nos grupos tratados com 3 e 5 mg/kg/dia (32 ± 4% e 42 ± 1%) respectivamente, No hipocampo,a adição de selenito ao grupo tratado com a maior concentração de MeHg anulou os efeitos deletérios observados sobre a população de células granulares no giro denteado. Conclusões: A adição de selenito de sódio conseguiu reverter total ou parcialmente os efeitos comportamentais associados à exposição ao MeHg, além de interferir impedindo a morte celular causada pela exposição ao MeHg no hipocampo.


Palavras-chave:  Metilmercúrio, Selênio, Cerebelo, Hipocampo