SBNeC 2010
Resumo:F.011


Prêmio
F.011Verificação dos Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua Direta(tDCS) de Baixa Intensidade sobre o Córtex Pré Frontal Dorso Lateral (CPFDL) de Alcoolistas em Função do Registro de Potencial Cognitivo .
Autores:Marcelo Campos de Almeida Benevides (UFES - Universidade Federal do Espirito Santo) ; Morgana Croce da Silva (UFES - Universidade Federal do Espirito Santo) ; Paula Amorim Ramos (UFES - Universidade Federal do Espirito Santo) ; Lais Norberto Passos de Castro (UFES - Universidade Federal do Espirito Santo) ; Luma Paiva Frizzera (UFES - Universidade Federal do Espirito Santo) ; Roney Wellington de Oliveira (UFES - Universidade Federal do Espirito Santo) ; Ester Miyuki Nakamura Palácios (UFES - Universidade Federal do Espirito Santo)

Resumo

As disfunções frontais são descritas em alcoolistas crônicos. Déficits frontais cognitivos estão diretamente implicados no tratamento da dependência ao álcool, havendo, evidências que melhoras nessas alterações são importantes indicadores do sucesso terapêutico. Objetivos - Neste estudo verificamos os efeitos da tDCS de baixa intensidade, sobre o CPFDL esquerdo nas alterações cognitivas frontais, através dos registros de potencial cognitivo observados em pacientes alcoolistas atendidos no Programa de Atendimento ao Alcoolista do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo. Métodos – A amostra foi composta por 16 pacientes alcoolistas de ambos os sexos, entre 18 e 65 anos, que preencheram os critérios para a síndrome da dependência ao álcool segundo DSM-IV. Cada indivíduo realizou duas avaliações aleatorizadas, tDCS e Sham, com intervalo de uma semana. Durante as avaliações eram realizadas 3 sessões de registros do potencial cognitivo, com duração de 6’ e 40”, sendo que em cada sessão foram apresentados 60 estímulos sonoros relacionados ao uso de alcool e 60 estímulos neutros ou não relacionados ao alcool. Estes estímulos foram aleatorizados e após 300ms de sua apresentação registrou-se o potencial cognitivo em Fz, Cz e Pz. A tDCS foi realizada durante 10’, com intensidade de 1mA, o eletrodo de estimulação(anodo) foi posicionado no CPFDL esquerdo e o eletrodo referência(catodo), no músculo deltóide direito. A tDCS foi realizada durante o registro intermediário do potencial cognitivo e dessa forma mensuramos as alterações no P300 durante e após a estimulação. Resultados – Foram calculadas as médias de amplitude para o P300 em Fz, Cz e Pz durante os estímulos relacionados ao álcool em ambas as condições. Na condição tDCS, em FZ a média de amplitude do P300 mostrou-se elevada no pós - tDCS(1.39 ± 0.42)(p<0,001), mas não durante o tDCS(0,46 ± 0.48), quando comparado a média de amplitude no pré-tDCS(0,61 ± 0.40). O mesmo padrão foi encontrado para os eletrodos localizados em Cz e Pz obtendo um aumento significante para média de amplitude no pós-tDCS(p<0.001). Na condição sham em Fz observamos, uma redução na média de amplitude durante o sham(0.20 ± 0.56) e pós-sham(0.24 ± 0.55) quando comparados ao pré-Sham(média 0,51± 0.46)(p<0,001), sendo o mesmo padrão encontrado em CZ e PZ com notada relevância estatística(p<0.001). Conclusão - A investigação de tratamentos com bases farmacológicas e/ou não-farmacológicas visando proporcionar uma re-estruturação das funções cognitivas comprometidas pode facilitar o tratamento da dependência e proporcionar um maior sucesso terapêutico. A compreensão dos efeitos da tDCS sobre as funções cognitivas e a investigação mais pormenorizada de sua eficácia clínica será de extrema relevância no tratamento da dependência do álcool e de outras drogas.


Palavras-chave:  Alcoolismo, Córtex Pré Frontal, Cognição, tDCS, P300