SBNeC 2010
Resumo:A.036


Poster (Painel)
A.036Perfil Neuroquímico e Citoarquitetônico do Núcleo Paraventricular do Tálamo: um estudo comparativo entre o mocó (Kerodon rupestris) e o sagui (Callithrix jacchus)
Autores:Renata Bezerra Duarte Migliolo (UNB - Universidade de Brasília) ; Expedito Silva do Nascimento Júnior (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Sebastião Franco da Silva (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Leandro Moura de Freitas (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Twyla Barros de Sousa (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Jeferson de Souza Cavalcante (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Miriam Stela Maris de Oliveira Costa (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

O núcleo paraventricular do tálamo (PVT) é o componente mais dorsal e extenso do grupo talâmico da linha média. Funcionalmente participa da integração de múltiplos sistemas sensório-motores, sômato-viscerais e motivacionais, participa da modulação das funções límbicas, além do seu possível envolvimento no sistema de temporização circadiana. O objetivo desse trabalho foi comparar o perfil neuroquímico e descrever a citoarquitetura do PVT de duas espécies nativas da Região Nordeste, o mocó (Kerodon rupestris) – um roedor - e o sagüi (Callithrix jacchus) – um primata neotropical. O padrão das projeções retinianas ao PVT entre as duas espécies também foi comparado. Foram utilizados 7 mocós (200 a 500g) e 7 saguis (200 a 400g) adultos jovens de ambos os sexos. Todos os esforços foram feitos para minimizar o número de animais e o seu sofrimento. Os procedimentos estavam estritamente de acordo com as normas estabelecidas pelo National Research Council of the National Academy, publicadas no Guidelines for the Care and use of Mammals in Neuroscience and Behavioral Research e recomendadas pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) http://www.sbnec.gov.br/links. Para etapa experimental foram utilizadas técnicas citoarquitetônicas, imunohistoquímicas e de traçado anterógrado com a subunidade B da toxina colérica (CTb). O PVT exibiu um perfil citoarquitetônico similar em ambas as espécies. Fibras e terminais imunorreativos a encefalina (ENK), neuropeptídeo Y (NPY) e parvalbumina (PV) e pericários imunorreativos a calbindina (CB) e calretinina (CR) foram observados no PVT do mocó. No sagüi, foram vistos fibras e terminais imunorreativos a ENK, NPY, CB, além de pericários, fibras e terminais imunorreativos a CR e CB; e ausência de imunorreatividade a PV. Fibras e terminais imunorreativos a CTb, indicando a presença de projeções retinianas, foram visualizados no PVT caudal do mocó. No sagüi, além do PVT, terminais retinianos CTb-marcados estendem-se a outros núcleos da linha média, tais como os núcleos rombóide, interanteromedial e reuniens. Considerando as semelhanças e diferenças interespecíficas existentes entre várias estruturas neurais, este trabalho permitiu fazer uma descrição comparativa entre duas espécies distintas filogeneticamente e nativas da região Nordeste, possibilitando traçar o perfil neuroquímico e citoarquitetônico do PVT e o padrão de conexão da retina com os núcleos da linha média. Suporte Financeiro: CNPq, CAPES, FINEP, PROPESQ-UFRN.


Palavras-chave:  Citoarquitetura, Neuroquímica, Núcleo Paraventricular do Tálamo, Projeção retiniana