SBNeC 2010
Resumo:E.051


Poster (Painel)
E.051Privação de sono devido os horários escolares é associada à obesidade em adolescentes?
Autores:Liz Meira Góes (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Deise Moser (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Ana Cláudia Kapp (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Neiva Leite (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Fernando Mazzii Louzada (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Resumo

Adolescentes mostram um atraso de fase do sono. Em sentido contrário, a partir da segunda fase do ensino fundamental, as escolas muitas vezes antecipam os horários de inicio das aulas. Como resultado, há uma privação parcial do sono, que tem sido associada com um aumento no índice de massa corporal. Pode-se supor que a programação da escola de manhã pode ser um fator de risco para obesidade em adolescentes. O principal objetivo deste trabalho foi realizar um estudo comparativo das características do ciclo vigília/sono (CVS) de adolescentes, do índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal (CA) e porcentagem de gordura (%G) de estudantes de dois turnos escolares, o da manhã e o da tarde. As avaliações foram realizadas com 1045 estudantes (459 meninos e 586 meninas), de 10 a 16 anos, provenientes de seis escolas públicas de Curitiba (PR). Dentre estes, 128 estudavam no período da tarde (13h00min às 17h30min) e 917 estudavam no período da manhã (7h20min às 11h45min). Os alunos preencheram um questionário. A CA, peso, altura e dobras cutâneas foram mensuradas; e o IMC e %G foram calculados. As variáveis foram comparadas usando os testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Wilcoxon. Os alunos da manhã possuem uma duração de sono nos dias de aula com 112 minutos a menos que nos finais de semana. Porém, esta confirmação de privação de sono nos dias de aula não foi associada a um número elevado de adolescentes obesos (p=0,2), ou adolescentes com excessiva circunferência abdominal (p=0,1), e nem com porcentagem de gordura muito alta (p=0,37) no teste de Kruskal-Wallis. Nesta analise foram comparados a mediana de duração de sono nos dias de aula de acordo com a classificação de IMC (baixo peso, excesso de peso, normal e obeso), de circunferência abdominal (normal e excessiva) e da porcentagem de gordura corporal (baixo, normal, moderadamente alto, alto e muito alto). Os resultados da comparação entre os dois turnos (teste de Kruskal-Wallis) indicaram que os alunos do período da tarde apresentaram horários de dormir mais tardios (diferença de 50 minutos), horários de acordar mais tardios (diferença de 02h:30min) e maior duração de sono (diferença de 110 minutos) nos dias letivos nas análises de . Entretanto, quando comparados dados de mediana de IMC (p=0,13) e mediana de CA (p=0,59) não houve diferenças significativas nos diferentes turnos escolares. As influências das características do ciclo vigília/sono nos diferentes turnos escolares não foram associadas à obesidade nos adolescentes estudados. Os resultados confirmam a participação dos horários escolares na privação parcial de sono à qual os adolescentes do turno da manhã estão submetidos.


Palavras-chave:  Adolescência, Atraso de fase, Horários escolares, Obesidade, Privação de sono