SBNeC 2010
Resumo:E.013


Poster (Painel)
E.013Efeito da Sequência de Testes em uma Bateria para Estudo do Comportamento
Autores:Bruna Del Vechio Koike (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Diego Ac Fernandes (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Everly Brito Oliveira (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Andreia Varela de Melo (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; John Fontenele Araújo (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Vários experimentos tem sido realizados a fim de acessar parâmetros comportamentais indicativos do estado de humor dos animais como ansiedade, anedonia, depressão e atividade locomotora. Cada um dos testes avalia certas características e nos traz determinadas informações, sendo muitas vezes complementares as obtidas em um outro teste. Por esse motivo, faz-se necessária a aplicação de uma bateria de testes na avaliação/caracterização dos fenótipos comportamentais. Entretanto, sabemos que um teste pode interferir no resultado de outra avaliação comportamental. O objetivo deste trabalho é determinar qual a melhor sequência para aplicação de uma bateria de testes comportamentais, a fim de minimizar os efeitos da sequência dos testes comportamentais necessários. Para este experimento foram utilizadas 20 ratas Wistar, de 6 a 8 meses, mantidas num regime de claro/escuro de 24h (12:12), com água e comida à vontade. A atividade locomotora dos animais foi registrada durante todo o período do experimento e os testes foram realizados na fase ativa, ou seja, durante a fase escura. A bateria de testes foi composta de: campo aberto (CA), labirinto em cruz elevado (LCE), nado forçado (NF) e caixa de preferência ao claro ou escuro (PCE). Os animais foram separados em 4 grupos, com características como idade e peso semelhantes, sendo que em cada grupo os animais foram submetidos a uma sequência diferente de testes (Grupo 1: CA – LCE – NF – PCE; Grupo 2: LCE – CA – NF – PCE; Grupo 3: NF – CA – LCE – PCE; Grupo 4: NF – LCE – CA – PCE ). Foi observado que no teste do Labirinto em Cruz Elevado os ratos permaneceram maior tempo nos braços fechados (214 ± 26 s vs. 162 ± 36 s, p = 0,03) quando os animais foram previamente exposto ao Nado Forçado, sugerindo que este teste, indutor de estresse, provocou aumento do comportamento semelhante à ansiedade. Por outro lado, quando os animais foram testados no Labirinto em Cruz Elevado após o teste do Campo Aberto, eles tiveram maior número de entradas no centro do labirinto (13 ± 4 vs. 8 ± 1, p = 0,04), ou seja, uma maior exploração no LEC. Com isso, podemos sugerir que é importante determinar a ordem na qual serão realizados os testes, e os nossos dados sugerem que os testes com características mais aversivas e estressantes sejam os últimos. No caso da bateria de testes utilizada em nosso estudo, sugerimos a sequência CA – LEC – PCE – NF.


Palavras-chave:  Bateria de Testes Comportamentais, Campo Aberto, Labirinto em Cruz Elevado, Nado Forçado, Caixa de Preferência ao Claro ou Escuro