SBNeC 2010
Resumo:F.071


Poster (Painel)
F.071Será que uma imagem vale mais que mil palavras?
Autores:Isabel Souza Wagner de Azevedo (IAVM - Instituto A Vez do Mestre)

Resumo

O presente pôster tem como objetivo analisar as contribuições da Neurociência para o entendimento do que são os processos que formulam o pensamento e a linguagem, sugerindo aos educadores um aprofundamento a esse respeito, para que se obtenham melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem, especialmente, no ensino da educação artística. A formação dos conhecimentos processuais e representações perceptuais, na área de Wernicke e sua importância na elaboração do pensamento, de prognósticos e execução das funções intelectuais superiores pelas áreas pré-frontais. O trabalho resulta de um estudo realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica focalizando alguns autores pertinentes a este tema, dentre os quais se citam Barbosa (2002), Demo (2001), Fischer (2008), Gardner (1994, 1999), Guyton (2008), Johnson & Myklebust (1983), Kagan (2009), Lent (2002), Newra (2006) e Suassuana (2008). Concluiu-se que o conhecimento da Neurociência possibilita um entendimento maior do que possa ser o processo de aquisição do pensamento abstrato e da memória através da arte, de fundamental importância para um desenvolvimento cognitivo pleno da criança e do adulto.


Palavras-chave:  arte, neurociência, pensamento, memória, linguagem