SBNeC 2010
Resumo:B.081


Poster (Painel)
B.081NICOTINA MODULA A EXPRESSÃO E O PROCESSAMENTO DA PROTEÍNA PRECURSORA DO AMILÓIDE (APP) NO COLÍCULO SUPERIOR DE RATOS MEDIANTE ATIVAÇÃO DE SISTEMA GLUTAMATÉRGICO
Autores:Renata Guedes de Jesus Gonçalves (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Juliana Ferreira Vasques (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Pablo Trindade (UFF - Universidade Federal FluminenseUFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Paula Campello Costa Lopes (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Cláudio Alberto Serfaty (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Adriana da Cunha Faria Melibeu (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo

A Proteína Precursora Amilóide (APP) é uma glicoproteína transmembrana amplamente expressa no sistema nervoso central, onde participa da regulação de uma série de eventos celulares, como sinaptogênese e plasticidade sináptica. Em estudos anteriores, nosso grupo demonstrou que a expressão da APP na retina e no Colículo Superior (CS) de ratos encontra-se cronologicamente correlacionada ao período crítico de desenvolvimento da via retinocolicular, sugerindo um papel funcional para tal proteína nos eventos plásticos que ocorrem nesse período. Sabe-se que a plasticidade sináptica é mediada por atividade colinérgica e glutamatérgica e, interessantemente, uma série de evidências vem mostrando que o processamento da APP pode ser influenciado pela atividade de receptores nicotínicos e NMDA. Neste trabalho, verificamos a expressão e a modulação da APP nas camadas visuais do CS de ratos após o tratamento local com nicotina (100mM), um agonista colinérgico natural, e/ou APV (5mM), um bloqueador de receptores NMDA de glutamato. Ratos pigmentados (Lister Hooded) foram submetidos ao implante intracranial de ELVAX contendo tais drogas no sétimo dia pós-natal (DPN7) e após uma sobrevida de 1 semana, em DPN14, os animais foram sacrificados e as camadas superficiais do CS extraídas para análise da expressão da APP por Western Blot. Nossos resultados mostram um aumento de 5 vezes na expressão da APP nos animais tratados com nicotina em relação ao grupo controle, tratado com PBS (N=5, p<0,001). Além disso, vimos que tal efeito é totalmente revertido pelo tratamento simultâneo com nicotina e APV (N=2). Tais resultados sugerem que o aumento na expressão da APP induzido pela nicotina seja mediado por receptores NMDA de glutamato, fato que evidencia a influência das atividades colinérgica e glutamatérgica na expressão e no processamento desta proteína e indicam sua participação nos eventos plásticos que medeiam o desenvolvimento neuronal da via retinocolicular.


Palavras-chave:  APP, Colículo Superior, Plasticidade Sináptica, Nicotina