SBNeC 2010
Resumo:F.050


Prêmio
F.050Influência de habilidades linguísticas na comparação de magnitudes simbólicas
Autores:Nathália Luiz de Freitas (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto) ; Alana Nunes Pereira (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto) ; Fernanda de Oliveira Ferreira (UFOP - Universidade Federal de Ouro PretoUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Vítor Geraldi Haase (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Relações cognitivas entre habilidades linguísticas e matemáticas têm sido objeto de estudo de diversas pesquisas, não havendo consenso sobre tal conexão. Há a concepção da aritmética como uma abstração da linguagem – em que a capacidade combinatória própria da língua desempenharia função essencial no desenvolvimento do conceito de número – (Chomsky, 1988), o assentimento de que a matemática independe da linguagem – o ser humano teria um “senso numérico” responsável pela fundamentação conceitual da aritmética – (Dehaene, 1997), e o postulado de interdependência entre linguagem e matemática em situações que envolvem representações semióticas (Bloom, 2000). Este estudo parte da última hipótese, considerando que as representações simbólicas de quantidade são influenciadas pelo domínio de habilidades lingüísticas. Objetivos: 1) Investigar a existência de relações entre habilidades lingüísticas e habilidades de comparação de magnitudes simbólicas (comparação de algarismos no formato arábico); 2) Verificar a influência do desempenho lingüístico na comparação de magnitudes simbólicas em escolares com e sem dificuldades de aprendizagem na habilidade de decodificação grefêmica (leitura de palavras). Métodos: Após aprovação dos comitês de ética em pesquisa da UFOP e UFMG e aceite de responsáveis, 114 alunos (Idade X=9,70 e dp=1,87; 49,5% masculino) entre o 2º e o 7º ano de escolas de MG foram avaliados com o subteste de leitura do TDE, ditado de 70 vocábulos isolados de complexidade variada. Conforme desempenho no teste, os escolares foram agrupados em grupos Controle e Dificuldade de Aprendizagem em Leitura (DAL). Os participantes foram avaliados com a tarefa de estimação de magnitudes simbólicas, que consiste da apresentação, em computador, de estímulos numéricos (1,2,3,4,6,7,8 e 9), um por vez, ao examinando, para que ele decida se o algarismo apresentado é maior ou menor que 5. As crianças que apresentaram percentil inferior a 10 no teste de matrizes progressivas de Raven foram excluídas das análises. Resultados: As análises de correlação de Spearman revelaram correlações negativas e significativas entre as tarefas (R = 0,37; p <0,0001), indicando a existência de relações entre habilidades lingüísticas e de comparação de magnitude simbólica. A comparação entre as médias dos grupos apontou diferenças significativas (t=-2,12; df=109; sig=0,036) com magnitude de efeito média (d=0,41). Esse resultado indica que o grupo Controle possui desempenho significativamente superior ao do grupo DAL na habilidade de comparar magnitudes representadas por algarismos arábicos. Conclusões: As correlações encontradas indicam que podem haver relações cognitivas entre habilidades lingüísticas e de comparação de magnitudes simbólicas, sugerindo que habilidades linguísticas podem contribuir para a aprendizagem da matemática formal, que envolve os símbolos aritméticos. A significativa diferença entre os grupos controle e DAL sugere que o desempenho nessa habilidade lingüística pode influenciar na habilidade de comparação de quantidades que envolvem símbolos (números no formato arábico, por ex.), fato que está em conformidade com a hipótese de que a competência aritmética é transformada à medida que se adquire um sistema de símbolos numéricos. Assim, a linguagem, na qual incluí-se a habilidade de decodificação grafêmica, desempenharia papel fundamental na articulação das diversas representações não-verbais para criação de conceito de número exato e suas magnitudes.


Palavras-chave:  linguagem e matemática, cognição matemática, magnitudes simbólicas