SBNeC 2010
Resumo:A.002


Prêmio
A.002Tratamento com cafeína altera a expressão de receptores purinérgicos no colículo superior e o desenvolvimento da via retinotectal
Autores:Felipe Cabral Miranda (UFF - Unversidade Federal FluminenseUFF - Unversidade Federal FluminenseUFF - Unversidade Federal FluminenseUFF - Unversidade Federal Fluminense) ; Ana Lúcia Tavares Gomes (UFF - Unversidade Federal Fluminense) ; Priscilla Oliveir-silva (UFF - Unversidade Federal Fluminense) ; Claudio Alberto Serfaty (UFF - Unversidade Federal Fluminense) ; Paula Campello Costa (UFF - Unversidade Federal Fluminense)

Resumo

Introdução A neuroplasticidade é um fenômeno presente ao longo do desenvolvimento do sistema nervoso, estando envolvida com o refinamento de conexões centrais. Dentre os mecanismos celulares e moleculares envolvidos neste processo temos a sua modulação pelo sistema purinérgico. Nosso grupo vem demonstrando o papel dos receptores A1 (inibitório) e A2a (excitatório) de adenosina na modulação da plasticidade retinotectal. A literatura mostra que dentre os efeitos farmacocinéticos da cafeína, temos o antagonismo dos receptores A1 e A2a. O objetivo deste estudo é investigar possíveis alterações morfológicas e bioquímicas das aferências retinotectais de ratos submetidos ao tratamento com cafeína em diferentes períodos do desenvolvimento. Materias e Métodos Ratos pigmentados Lister Hooded foram tratados com cafeína (30 mg/kg ip) ou com solução salina(NaCl 0.9%) entre os dias pós-natal 9 a 13 (DPN 9-13) ou entre DPN 20 - 27. Para análise morfológica , os animais receberam uma injeção intraocular de peroxidase (HRP) como marcador anterógrado das projeções retinotectais no último dia do tratamento sistêmico. Em seguida os animais foram perfundidos, os cérebros removidos foram mantidos durante a noite na sacarose 30% e cortados em fatias de 40 m no criostato. A peroxidase foi revelada e analisada em microscopia de campo escuro. Para análise da expressão de receptores purinérgicos, realizamos a técnica de western blot das camadas superficiais do colículo superior de animais tratados com cafeína ou salina. Resultados A análise microscópica revela alterações na distribuição das conexões retinotectais ipsolaterais em animais tratados com cafeína nas diferentes idades. Os animais tratados dentro do período critico do desenvolvimento (DPN9-13) mostram uma robusta expansão das projeções comparados aos controles tratados com veiculo. Os animais tratados entre DPN 20-27 também apresentam expansão destas projeções, com aumento do brotamento de fibras nas camadas visuais do colículo superior, além de aumento da área total de regiôes de clusters. A análise do western blot demonstra uma diminuição na expressão dos receptores A1 após o tratamento com a cafeína fora do período critico. Conclusões Em conjunto nossos dados demonstram que o tratamento de curto prazo com a cafeína altera a distribuição dos axônios retinianos no colículo superior dentro e fora do período critico do desenvolvimento e diminui a expressão dos receptores A1. Estes dados sugerem que a cafeína esteja de fato interferindo com os receptores purinérgicos e que a diminuição das aferências inibitórias seja um fator importante para o brotamento inespecífico destas conexões visuais sub-corticais.


Palavras-chave:  cafeína, plasticidade, adenosina, receptores purinérgicos