SBNeC 2010
Resumo:C.039


Poster (Painel)
C.039ANÁLISE DOS PADRÕES DE RASTREAMENTO OCULAR EM COMPREENSÃO E LEITURA DE PALAVRAS
Autores:Isabela Lopes Scarpa (MACKENZIE - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE) ; Darlene Godoy de Oliveira (MACKENZIE - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE) ; Elizeu Coutinho de Macedo (MACKENZIE - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE)

Resumo

Diferentes hipóteses foram elaboradas para explicar a etiologia da Dislexia do Desenvolvimento. A hipótese do Déficit de Processamento Temporal procura explicar a dislexia a partir das dificuldades observadas na detecção e discriminação das características temporais de diferentes tipos de estímulos, tais como os auditivos e visuais, quando apresentados de maneira rápida e seqüencial. Já a hipótese Magnocelular descreve a presença de falhas no controle binocular decorrentes de má formação do sistema magnocelular visual. Neste sentido, o estudo do padrão de movimentos oculares auxilia na compreensão dos processos cognitivos e perceptuais necessários para a leitura e fornece medidas psicofisiológicas para a realização de avaliações precisas de diferentes padrões de leitura. O objetivo deste trabalho foi descrever o desempenho de bons leitores adultos e disléxico numa tarefa de leitura, a partir da análise dos movimentos oculares. 6 universitários (idade média 22,6), sendo 1 com diagnóstico de Dislexia (25 anos) foram submetidos a uma prova de leitura na qual deveriam ler, em 3 segundos, 5 palavras não relacionadas entre-si, apresentadas em uma linha. Com a finalidade de verificar o nível de compreensão e envolvimento na tarefa, o avaliador fazia duas perguntas relacionadas com palavras específicas. As palavras eram bissílabas com as seguintes estruturas de consoantes e vogais: CV-CCV, CCV-CV, CVC-CV ou CV-CVC. Os estímulos foram agrupados em 4 blocos, com 48 itens de palavras cada. Foi utilizado o equipamento computadorizado Tobii® 1750 (Tobii Technology) para o registro do padrão de movimentos oculares dos observadores. O número de erros e de fixações foram analisadas em função da posição da palavra na linha. Resultados mostram que as palavras apresentadas na 1ª e 3ª posição foram as que concentraram maiores números de fixações e, concomitantemente, mais facilmente lembradas, tanto por bons leitores, quanto para o disléxico. O número de acertos do disléxico foi significativamente abaixo do grupo controle para as palavras na 2ª (menos dois desvios-padrão) e 3ª (menos 1 desvio-padrão) posição da linha. No entanto, o tempo de fixação do sujeito disléxico para 2ª e 3ª palavras foi de 2 Desvios-Padrão acima quando comparado aos bons leitores. Tais resultados sugerem que as dificuldades de leitura observadas no disléxico se relacionam com a obtenção de informação sobre as palavras a partir do processamento parafoveal, descrito na literatura da teoria magnocelular. O processamento parafoveal é importante para a extração de informações periféricas que são posteriormente combinadas com as informações foveais e tanto informações ortográficas como fonológicas têm efeito facilitador no processamento foveal.


Palavras-chave:  Compreensão de Leitura, Dislexia, Movimentos Oculares