SBNeC 2010
Resumo:F.042


Poster (Painel)
F.042DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR E DEMÊNCIA: LEVANTAMENTO DOS TESTES NEUROPSICOLÓGICOS MAIS UTILIZADOS PARA O DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL.
Autores:Aline Maria Iannone Alonso (UNB - Universidade de BrasíliaUNB - Universidade de BrasíliaUNB - Universidade de BrasíliaUNB - Universidade de Brasília) ; Phd Sérgio Leme da Silva (UNB - Universidade de BrasíliaUNB - Universidade de BrasíliaUNB - Universidade de BrasíliaUNB - Universidade de Brasília) ; Phd Vitor Augusto Motta Moreira (UNB - Universidade de BrasíliaUNB - Universidade de BrasíliaUNB - Universidade de BrasíliaUNB - Universidade de Brasília)

Resumo

INTRODUÇÃO: Depressão e demência estão entre os principais problemas de saúde mental na terceira idade. É muito comum que ambas as condições apareçam juntas e acerretem conseqüências graves para o paciente, como a redução da qualidade de vida, o declínio cognitivo, a perda de memória, a apatia, o aumento da morbidade e mortalidade. Conhecer os principais sintomas e alterações cognitivas nos pacientes com depressão e em pacientes com demência com sintomas depressivos e identificá-los por meio da aplicaçãod e testes neuropsicológicos, auxiliar no diagnóstico diferencial. OBJETIVO: O presente artigo tem como objetivo promover uma revisão sobre estudos publicados nos últimos 10 anos sobre alterações cognitivas em pacientes idosos com diagnóstico de depressão e em idosos com sintomas depressivos e estimar os principais testes neuropsicológicos que vem sendo utilizados para o diagnóstico diferencial. MÉTODO: Foram selecionados, através do site Scielo, os estudos mais relevantes no período de 1999 a 2010. RESULTADOS: Os resultados destes estudos apontam para déficits cognitivos comuns aos pacientes com depressão e aos pacientes com demência e sintomas depressivos que vão desde dificuldades de memória, ansiedade, apatia, perda de interesse, comprometimento da fluência verbasl, sentimento de menos valia, isolamento social.Dentre os testes neuropsicológicos que vem sendo mais utilizados para auxiliar no diagnóstico diferencial estão a Escala de Depressão Geriátrica - EDG (28%), o Mini-Exame do Estado Mental - MEEM (20%),o teste de Fluência Verbal (9%), o Inventário de Depressão Beck - BDI (8%), a Escala de Depressão em Demência Cornell (5%) entre demais testes. CONCLUSÃO: Diante do levantamento dos testes neuropsicológicos mais utilizados para auxiliar no diagnóstico diferencial, pode-se concluir que têm exercido papel fundamental para a acurácia di diagnóstico e possível tratamento dos pacientes idosos.


Palavras-chave:  diagnóstico diferencial, depressão, demência, testes neuropsicológicos, sintomas depressivos