SBNeC 2010
Resumo:C.056


Poster (Painel)
C.056Aumento na percepção à dor e atenuação da antinocicepção opioidérgica estão associados a uma redução na marcação da enzima Tirosina hidroxilase na Substância Cinzenta Periaquedutal em ratos privados de sono paradoxal.
Autores:Gabriela de Oliveira Skinner (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Fabio Damasceno (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Paulo Cesar Araujo (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Aline Gomes Castro (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Olga Maria Martins Silva Almeida (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

Objetivos: Diversos estudos têm demonstrado que períodos de privação de sono paradoxal (PSP) levam a alterações na sensibilidade à dor. No entanto, os mecanismos envolvidos nessas alterações permanecem ainda pouco conhecidos. O sistema dopaminérgico na região da Substância Cinzenta Periaquedutal ventrolateral (vlPAG) parece estar envolvido com a antinocicepção induzida por opióides. No presente estudo, avaliaram-se os efeitos da privação de sono paradoxal na sensibilidade térmica, a antinocicepção induzida por opioíde e a funcionalidade do sistema dopaminérgico na PAG. Métodos: Ratos privados de sono paradoxal por 96 horas e controles receberam veículo (salina), morfina (2,5, 5 e 10mg/kg, i.p.) ou a combinação de L-DOPA (100mg/kg, i.p.) e benserazida (25mg/kg, i.p.), um inibidor da DOPA descarboxilase (n=8/grupo). Uma hora depois da administração os animais foram submetidos ao teste da placa quente a uma temperatura de 46°C. A imunoreatividade para Tirosina Hidroxilase (TH) foi avaliada em seções coronais de encéfalo de animais controle e PSP contendo a região vlPAG (n=7/grupo). Resultados: A latência de retirada da pata em resposta a placa quente foi significativamente menor no grupo PSP em relação ao controle (-76%, p≤0,05). O efeito analgésico da morfina foi observado no grupo controle para as doses de 2,5mg/kg (+54%, p≤0,05), 5mg/kg (+75%, p≤0,05) e 10mg/kg (+64%, p≤0,05). Nos animais PSP esse efeito foi observado apenas na dose de 10mg/kg (+377%, p≤0,05). A avaliação da funcionalidade dopaminérgica na vlPAG demonstrou uma redução no número de corpos celulares marcados para TH (-31,5%, p≤0,05), enquanto o tratamento com L-DOPA, precursor da dopamina, foi capaz de reverter a hiperalgesia induzida pela PSP na dose de 100mg/kg (+355%, p≤0,05). Conclusões: Esses dados confirmam que a PSP aumenta a sensibilidade a estímulos dolorosos e modifica a resposta nociceptiva induzida pela morfina. Essas alterações parecem ser consequentes à redução da funcionalidade dopaminérgica na vlPAG, revertida pelo tratamento agudo com L-DOPA.


Palavras-chave:  dor, opióde, PAG, sistema dopaminérgico, sono