SBNeC 2010
Resumo:E.038


Oral / Poster
E.038IRREGULARIDADE NOS HORÁRIOS DE SONO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DO TURNO MATUTINO
Autores:Ivanise Cortez de Sousa Guimarães (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Aline da Silva Belisio (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Ana Paula Leão Maia Fonseca (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Jane Carla de Souza (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Carolina Virgínia Macedo de Azevedo (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Objetivo: Comparar a irregularidade dos horários de sono de crianças e adolescentes que estudam pela manhã e adultos que trabalham como professores no turno matutino. Métodos: Participaram desta pesquisa 45 professores (38±9 anos) e 198 estudantes, sendo 48 crianças (4,7±0,6 anos) e 150 adolescentes (15±0,5 anos) de ambos os sexos. A irregularidade e o tempo na cama foram avaliados a partir do diário de sono preenchido durante uma semana. A irregularidade foi obtida pelo desvio padrão dos horários de dormir e de acordar de cada indivíduo. A comparação entre os grupos foi feita pela ANOVA (p<0,05). Resultados: A irregularidade dos horários de dormir foi de 90±71 minutos nos adolescentes, índice maior que o das crianças (60±29min) e adultos (52±24min). A irregularidade dos horários de acordar também foi maior entre os adolescentes (117±52min) em relação às crianças (43±24min) e aos adultos (57±30min). Não houve diferença entre as crianças e os adultos. Quanto ao tempo na cama, no fim de semana os adolescentes apresentaram um aumento significativo de 1 hora e os adultos de 51 minutos em relação aos dias de semana. As crianças não apresentam diferença no tempo na cama entre a semana e o fim de semana. Conclusões: Devido a uma característica ontogenética, as crianças tendem a dormir e acordar mais cedo em relação aos adolescentes e adultos, por isso, representam a faixa etária com maior facilidade em cumprir os horários de início das aulas pela manhã. Os adolescentes são mais irregulares quanto aos horários de dormir e acordar e apresentam uma redução de 1h no tempo na cama nos dias de escola, valor próximo à redução observada nos adultos. Assim, considerando que a irregularidade e a privação parcial de sono podem promover o aumento da sonolência diurna e a queda de desempenho, é necessário avaliar os prejuízos da redução do sono nos dias escola nas diferentes faixas etárias contribuindo para a reorganização temporal dos horários escolares. Apoio financeiro: CAPES, FINEP, CTInfra, Programa de Pós-graduação em Psicobiologia/UFRN.


Palavras-chave:  Irregularidade, ciclo vigília-sono, escola