SBNeC 2010
Resumo:F.084


Poster (Painel)
F.084AÇÃO DO PINDOLOL, ANTAGONISTA 5HT1A/1B E β ADRENÉRGICO, SOBRE O EFEITO ANTIDEPRESSIVO DO ÓLEO DE PEIXE
Autores:Conrado Regis Borges (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Marina Sonagli (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Marja Carolina Rufino dos Santos (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Ana Márcia Delattre (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Bárbara do Nascimento (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Lucélia Catani (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Roberto Andreatini (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Anete Curte Ferraz (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ)

Resumo

Objetivos: Investigar o envolvimento do sistema serotoninérgico através do uso de um antagonista do receptor 5-HT1A/1B e β-bloqueador (Pindolol) sobre o efeito antidepressivo do ácido docosahexaenóico (DHA) e do ácido eicosapentaenóico (EPA), ácidos graxos poliinsaturados da família omega-3 (AGPI-w3), presentes no óleo de peixe em ratos suplementados ou não com este óleo, utilizando o teste de natação forçada modificada. Métodos: Ratos Wistar machos com idade de 21 dias foram divididos em dois grupos experimentais: óleo de peixe (OP, n=20) e controle (C, n=19). Os animais do grupo OP foram suplementados diariamente com 3,0g/kg v.o. de mistura de óleo de peixe (composto contendo 12% de DHA, 18% de EPA e antioxidante tocoferol) e o grupo controle recebeu apenas ração para ratos. Os animais foram suplementados diariamente até idade adulta (90 dias), via oral com os respectivos ácidos graxos, por meio de pipeta de volume ajustável. A suplementação não ocorreu para o grupo controle, que recebeu apenas ração para ratos. Após o período de suplementação os animais dos grupos OP e C foram subdivididos aleatoriamente em 04 grupos experimentais: Grupo OP + pindolol (OPpin, n=10), grupo OP + salina (OPs, n=10), grupo C + pindolol (Cpin, n=10) e grupo C + salina (Cs, n=9). Os animais receberam pindolol i.p. (10mg/kg) 45 min antes da realização do teste comportamental. Os dados foram analisados pelo teste de Duncan precedido por ANOVA de duas vias. Resultados: No teste de natação forçada modificada, os grupos OPs e OPpin apresentaram frequência de imobilidade diminuída (ANOVA F(1,35)=20,17; p<0,0001) em relação aos grupos Cs e Cpin e o pindolol não exerceu efeito sobre esta variável (ANOVA F(1,35)=0,13; p=0,72). As frequências de natação, para os grupos OPs e OPpin foram maiores em relação aos grupos Cs e Cpin (ANOVA F(1,35)=23,99; P<0,0001), sendo que o pindolol também não exerceu efeito sobre esta variável (ANOVA F(1,35)=4,06; p=0,06). No teste de escalada o pindolol diminuiu a frequencia de escalada (ANOVA F(1,35)=61,70; P<0,0001). Pós-teste de Duncan mostrou que entre os grupos OP, a frequencia de escalada foi menor no grupo OPpin (p≤ 0,01). Entre os grupos Cpin e OPpin o primeiro apresentou menor freqüência de escalada (p≤ 0,01 ). Conclusão: O óleo de peixe aumentou as frequências de natação e diminuiu as de imobilidade, o que corrobora com dados da literatura, que indicam efeito antidepressivo dos AGPIs-w3.Entretanto,o pindolol não alterou as freqüências de imobilidade nem de natação. A freqüência de escalada, no entanto, foi diminuída significativamente pelo mesmo, mas essa diminuição foi atenuada no grupo OPpin. Possivelmente, os ácidos graxos poliinsaturados da família ômega-3 estão atuando na via dopaminérgica ou diminuindo o efeito β-antagonista do pindolol. Contudo tais dados necessitam de maior investigação.


Palavras-chave:  Ac. Graxo Poliinsaturado Família W3, Óleo de Peixe, Pindolol, Antagonista 5HT1A/1B, Natação Forçada Modificada