SBNeC 2010
Resumo:H.001


Prêmio
H.001Reconstrução digital da citoarquitetura de hipocampos humanos através de imagens de ressonância magnética e microscopia de luz.
Autores:Mateus Silvestrin (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Ariã¡dne Sanches Gonã§alves (UNIFESP - Universidade Federal de São PauloFMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) ; Banco de Encã©falos Humanos do Grupo de Estudo de Envelhecimento Cerebral (FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) ; Alexandre Valotta da Silva (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

O aprimoramento das ferramentas atuais de imageamento cerebral tem evoluído para uma identificação de estruturas que seja o mais próximo possível da permitida por análise de lâminas histológicas. O objetivo principal desta pesquisa foi verificar como o uso de diferentes classificações citoarquiteturais do hipocampo humano repercute na reconstrução volumétrica de sua estrutura interna. Treze hipocampos humanos dissecados de cérebros provenientes do Banco de Encéfalos Humanos do Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral da Universidade de São Paulo foram submetidos a um exame de RM em um equipamento de 1.5 T. Posteriormente, foram cortados em fatias histológicas, corados com Violeta de Cresila (Nissl) e digitalizados. As imagens de RM de todos os hipocampos e as de histologia de oito foram utilizadas para a construção de modelos 3D da estrutura hipocampal no software Amira. Adicionalmente, com a ajuda de um microscópio, as imagens de histologia foram utilizadas para a delimitação da camada principal de células dos subcampos hipocampais segundo as nomenclaturas de Rose, Lorente de Nó e Amaral no mesmo software. Foi feita a sobreposição dos modelos 3D dos hipocampos, construídos a partir das imagens de RM e do delineamento das subdivisões citoaquiteturais, permitindo-nos acessar como se apresenta o desenho dos subcampos ao longo da macroestrutura segundo as diferentes nomenclaturas.


Palavras-chave:  Hipocampo, Histologia, Ressonância Magnética