SBNeC 2010
Resumo:F.036


Poster (Painel)
F.036AVALIAÇÃO DO CICLO SONO-VIGÍLIA E COGNIÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA COM DIFERENTES ESQUEMAS DE HORÁRIOS DE AULA
Autores:Francisca Patrícia da Silva (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEUFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEUFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEUFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Rafaella Kaline Costa Xavier (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEUFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEUFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEUFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; John Fontenele Araujo (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEUFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEUFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEUFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo

O padrão do ciclo sono-vigília de estudantes universitários são alterados por vários fatores, tais como uma maior demanda acadêmica, novas oportunidades sociais, os horários irregulares das aulas. Assim, há várias razões para apoiar a idéia de que a irregularidade do ciclo sono-vigília pode provocar prejuízos no desempenho acadêmico. Diante disso, o objetivo desse estudo foi avaliar a relação entre ciclo sono e vigília e a cognição em estudantes com diferentes esquemas de horários de aulas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (UFRN). Os voluntários preencheram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e questionários para a avaliação subjetiva do sono. Os questionários foram Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP), Questionário de Horne e Ostberg (HO), Questionário de Sonolência Diurna e o Questionário “A Saúde e o Sono”. Em seguida, foi aplicado o teste cognitivo MoCA (Montreal Cognitive Assessment). A população foi composta por 88 jovens saudáveis, de ambos os sexos, que iniciavam suas aulas em horários diferentes. A turma que entrou em 2009.2 iniciou as aulas as 07h da manhã e a turma que entrou em 2009.1 iniciou as aulas as 08h da manhã. Os dados subjetivos mostraram que as turmas com aula as 07h e as 08h apresentaram, respectivamente, IQSP 5,33±2,45 e 6,64±2,18 com p<0,015. No HO, 48,59±10,45 e 45,33±9,9 com p>0,161. Na escala de sonolência, 8,87±2,73 e 7,87±3,17 com p>0,139. Os horários de dormir da semana e fim de semana, para a turma das 07h foram 23h17min±59min e 00h32min±01h21min com p<0,001; de acordar, 06h±23min e 09h07min±01h20min com p<0,001. Para a turma das 08h foi 23h19min±53min e 01h08min±01h56min com p<0,001; 06h43min±31min e 08h54min±31min com p<0,001. Comparando os horários, entre as turmas, de dormir e acordar na semana, obteve-se p>0,833 e p<0,001. No fim de semana p>0,084 e p>0,856. Na avaliação objetiva do sono, os horários de dormir da semana e fim de semana, para a turma das 07h, foram 23h49min±29min e 00h37min±01h20min com p>0,068; de acordar 06h41min±27min e 07h52min±01h05min com p<0,012. Para a turma das 08h foi 00h18min±01h21min e 00h42min±01h16min com p>0,772; 06h44min±37min e 07h57min±01h33min com p<0,006. Comparando os horários, entre as turmas, de dormir e acordar da semana obteve-se, p>0,452 e p>0,348. Do fim de semana, p>0,348 e p>0,893. Na avaliação cognitiva, as turmas das 07h e das 08h atingiram, respectivamente, 24,94±2,27 e 26,39±1,40 com p<0,001. Segundo os resultados pode-se concluir que, de acordo com a avaliação subjetiva do sono, ambas as turmas apresentaram sono de má qualidade, um cronotipo classificado como indiferente e sem sonolência diurna excessiva. Quanto aos horários da semana, ambas as turmas dormem em horários similares, porém apresentam uma diferença significativa nos horários de acordar. No fim de semana não foi encontrada diferença. Comparando os horários da semana com fim de semana, a turma das 07h dorme e acorda mais tarde no fim de semana. O mesmo ocorre com a turma das 08h. De acordo com os dados objetivos, apenas houve diferença nos horários de acordar do fim de semana, mostrando que ambas as turmas não apresentam privação de sono. No teste cognitivo, a turma das 08h apresentou melhor desempenho, porém como não foi encontrado uma diferença no padrão do ciclo sono e vigília entre as duas turmas, sugerimos que outros fatores diferentes do sono estão afetando o desempenho cognitivo.


Palavras-chave:  Ciclo Sono-Vigília, Estudantes, Cognição