SBNeC 2010
Resumo:J.059


Poster (Painel)
J.059EFEITO DA MICROINJEÇÃO DE APOMORFINA E HALOPERIDOL NO COLÍCULO INFERIOR NA RESPOSTA DE INIBIÇÃO POR PRÉ-PULSO DO REFLEXO DE SOBRESSALTO ACÚSTICO EM RATOS
Autores:Regina Cláudia Barbosa da Silva (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Susan Yuri Satake (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Karen Yukie Yamada (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO)

Resumo

Objetivo: Um modelo animal de esquizofrenia, bastante utilizado, baseado em processos atencionais, é o modelo de inibição por pré-pulso (IPP) do reflexo de sobressalto acústico. Déficits de IPP podem ser verificados através da estimulação de receptores dopaminérgicos do tipo D2 produzidos por apomorfina. Tais déficits podem ser revertidos pela administração de um antagonista dopaminérgico D2 como o haloperidol. Investigamos o papel da neurotransmissão dopaminérgica do colículo inferior (CI) na modulação da resposta de IPP em ratos. Neste estudo, foi feita a microinjeção bilateral de haloperidol diretamente no CI. Verificamos se o efeito deste tratamento afetaria a resposta de IPP. O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da UNIFESP (Proc. 0801/09). Métodos: Ratos Wistar machos (250-280g) foram alocados, nos seguintes grupos: salina (N=4); haloperidol (N=7; 0,5 μg/0.5 μL). Cada animal foi testado para a resposta de IPP onde foram expostos a três tipos de tentativas: 20 Pulso-Apenas [P 120 dB, 40-ms, ruído branco], 30 Pré-Pulso + Pulso [PP 68, 71 e 77 dB, 3.000 Hz, 20-ms, tom puro, precedendo em 100 ms o Pulso 120 dB, 40 ms, ruído branco] compondo 10 tentativas de cada intensidade de pré-pulso e 10 tentativas Sem-Estímulo-NOSTIM onde nenhum estímulo acústico foi apresentado, perfazendo um total de 60 tentativas apresentadas randomicamente em um intervalo médio de 15 s. Para a avaliação da atividade locomotora, após o teste de IPP, os animais foram testados na arena. As drogas foram microinjetadas bilateralmente no CI imediatamente antes do início do teste. Resultados: A ANOVA de duas vias não revelou diferença significativa dos tratamentos F(4,025) = 1,32; p = 0,055 ou entre as intensidades de pré-pulso F(3,227) = 2,32; p = 0,055. Não foi verificado efeito significativo na interação grupos x intensidades de pré-pulso F(0,150) = 2,32; p = 0,86. A ANOVA de uma via não revelou efeito significativo dos tratamentos sobre o número de cruzamentos F(0,08) = 1,10; p = 0,778 ou levantamentos F(0,03) = 1,10; p = 0,846 no teste da arena. Conclusão: Nossos resultados ainda são parciais, mas apontam para um aumento de IPP em ratos que receberam microinjeção de haloperidol no CI em relação ao grupo salina. Não foi verificado alteração da atividade locomotora nos animais tratados com o haloperidol. O número de animais em cada grupo está sendo completado para 12 devido a grande variabilidade inter-sujeito característica do modelo de IPP. Paralelamente, o grupo apomorfina está sendo concluído para comparação.


Palavras-chave:  esquizofrenia, inibição por pré-pulso, dopamina, colículo inferior, rato