SBNeC 2010
Resumo:F.144


Poster (Painel)
F.144PROCESSOS DE RESILIÊNCIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Autores:Eliane Cleonice Alves Precoma (UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASUFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ)

Resumo

O presente trabalho apresenta a investigação desenvolvida na monografia de conclusão do Curso de Extensão Universitária: "Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil" (2009), o qual é oferecido pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e pela Escola de Extensão, unidades da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. O presente estudo caracteriza-se por uma breve revisão de literatura sobre as relações entre resiliência e violência doméstica. O objetivo deste trabalho refere-se a investigar em uma base de dados de referenciais teóricos, como são descritas as possíveis relações entre resiliência e violência doméstica. O método pautou-se pela pesquisa na base de dados Pubmed, na busca de artigos, cujos os pesquisadores investigaram este tema em relação às crianças e aos adolescentes. A investigação do constructo resiliência estabelece interfaces com vários conceitos fundamentais, tais como,desenvolvimento humano, desenvolvimento infantil, neuropsicologia, cognição e afetividade. Por outro lado, investigar a resiliência significa também, considerar os fatores de risco social, de violência e de vulnerabilidade social. Estes conceitos e fatores relacionam-se por sua vez às funções cognitivas superiores interligadas aos processos de aprendizado, memória e emoção. A partir deste conjunto de termos, foram selecionados para a pesquisa mais específica, artigos que continham as expressões: "resilience and domestic violence". Foram considerados os seguintes critérios de inclusão para este estudo 1º) artigos publicados em revistas internacionais disponíveis na base de dados Pubmed; 2º) artigos publicados em língua inglesa; 3º) artigos que apresentassem pesquisas com crianças com idades entre 6 e 12 anos e com adolescentes entre 13 e 18 anos; artigos publicados a partir do ano de 2007 até o início do ano de 2009. Considerando estes critérios foi possível identificar seis artigos. O problema que orienta este estudo buscou investigar: "quais seriam as relações entre resiliência e violência doméstica?". Os resultados encontrados nos artigos investigados sugerem que tais relações são descritas por meio das seguintes conclusões: 1ª) Os fatores de proteção exercem papel fundamental em processos de resiliência em crianças que sofreram violência doméstica e abusos sexuais; 2ª) A presença de pessoa de referência, que estabelece vínculo afetivo-emocional e que também estabelece limites e orientação na vida de crianças e adolescentes favorece o desenvolvimento da capacidade de confiança individual e interpessoal; 3ª)Programas e Projetos Educativos e de Atenção Integral às crianças e aos adolescentes devem levar em conta as duas conclusões anteriores, como princípios norteadores, visando potencializar a resiliência de crianças, adolescentes, famílias e comunidades; 4ª)Os fatores de risco estão associados aos eventos traumáticos causados por violência doméstica e abuso sexual, e podem ser prevenidos, por meio dos referidos programas, mas nos casos de ocorrência de violência doméstica, as crianças, os adolescentes e as suas famílias devem receber apoio, acolhimento e ações de intervenção propulsoras de resiliência.


Palavras-chave:  RESILIÊNCIA, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, VIOLÊNCIA, COGNIÇÃO