SBNeC 2010
Resumo:J.116


Poster (Painel)
J.116Tratamento com Ácido Fólico Previne a Inibição da Atividade da Na+,K+-ATPase em Estriado e o Dano Cognitivo de Ratos Submetidos à Hipóxia Isquemia Neonatal.
Autores:Jaqueline Vieira Carletti (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Bruna Ferrary (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Patrícia Miguel (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Joseane Jiménez Rojas (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Janaína Kolling (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Emilene Barros Scherer (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Angela Teresinha de Souza Wyse (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Carlos Alexandre Netto (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Lenir Orlandi Pereira (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Estudos com animais submetidos ao modelo de hipóxia-isquemia (HI) neonatal reproduzem achados observados em humanos, tais como transtornos de aprendizado, comprometimento tecidual nervoso e alterações bioquímicas. A Na+,K+-ATPase, é uma enzima essencial para a manutenção da excitabilidade celular e sua atividade está diminuída em eventos isquêmicos, e doenças como Alzheimer e Parkinson. O ácido fólico, uma vitamina que pode ser obtida diretamente da dieta, tem sido relacionado à prevenção de eventos isquêmicos, e a proteção antioxidante em casos independentes de homocisteína plasmática. O objetivo deste estudo foi investigar o papel do tratamento crônico com folato sobre o desempenho cognitivo e a atividade da enzima Na+,K+,ATPase no estriado de animais submetidos à HI. Foram utilizados ratos Wistar de ambos os sexos com sete dias pós-natal (DPN), sendo um n de dez animais por grupo para avaliação comportamental e de seis para dosagem da Na+,K+,ATPase, divididos em quatro grupos: 1) grupo sham tratado com salina 0,9% (CTV); 2) grupo sham tratado com ácido fólico (CTAF); 3) grupo HI tratado com salina 0,9% (HIV); 4) grupo HI tratado com ácido fólico (HIAF). Uma dose intraperitoneal de folato 0,011µM foi administrada imediatamente antes do procedimento de HI e, após, diariamente até o 30º DPN. A avaliação da memória foi realizada no 31º e 32º DPN utilizando o teste de esquiva inibitória com um dia de treino e 24h após, o teste. Os animais foram sacrificados por decapitação, 24h após o teste, e seus estriados dissecados para análise da atividade da Na+,K+ATPase. Nossos resultados indicaram que o grupo HIV obteve menor latência para sair da plataforma no dia do teste, comparando-se com grupo controle tratado com salina. Tal achado indica a presença de um déficit na memória conseqüente à HI. No entanto, o grupo HIAF apresentou latência igual ao grupo CTV, representando, então, uma reversão do prejuízo na memória pelo tratamento com folato. A atividade da enzima Na+,K+-ATPase, medida no estriado, foi reduzida em ambos lados, direito e esquerdo, quando observado o grupo HIV em relação aos grupos controle; todavia, quando observado a atividade da enzima no grupo HIAF, esta não diferiu dos grupos controle. Portanto, nossos resultados demonstram que o tratamento com ácido fólico desempenha um papel relevante na reversão do déficit na memória aversiva e na prevenção da inibição da atividade da Na+,K+,ATPase no estriado causado pela HI neonatal.


Palavras-chave:  Ácido Fólico, Esquiva Inibitória, Hipóxia-Isquemia, Na+,K+,ATPase