SBNeC 2010
Resumo:F.172


Poster (Painel)
F.172Condicionamento Clássico Aversivo (Som-Choque) e expressão da proteína Zenk no hipocampo de Pombos (Columba lívia) sessões Matutinas e Vespertinas
Autores:Fernando Canova (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Elenice Aparecida de Moraes Ferrari (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

[OBJETIVOS] O presente estudo investigou as variações dia - noite na aquisição e na evocação do aversivo ao som, após condicionamento som-choque e na expressão da proteína Zenk no hipocampo de pombos. [MATERIAL E METODOS] O condicionamento aversivo ao som foi investigado utilizando-se pombos machos adultos, que foram treinados durante 20 minutos recebendo pareamento som-choque a cada 5 minutos (Som: 10mA, 35 ms; Choque: 1000Hz, 83 db por 10s) (EP), som-choque não pareados, (NP) ou apenas três estimulações com som, (GS). O teste consistiu em uma sessão de 20 minutos onde os grupos EP, NP e GS receberam três estimulações com som um a cada 5 minutos. A sessões foram gravadas digitalmente para posterior análise comportamental. Para este experimento foi utilizado o fotoperíodo com pulsos de luz (15 min) às 6h (ZT00) e às 18h (ZT12), sendo as sessões realizadas nos horários ZT02 e ZT14. [RESULTADOS] Durante o teste ao som houve maior ocorrência de exploração cautelosa nos grupos EP e NP em comparação ao treino (p<0,05) e aos grupos GS (p<0,05). observou-se diferença significativa na ocorrência de congelamento entre os grupos EP e GS (p<0,05), mas não entre os horários (p>0,05). A marcação de núcleos Zenk-positivos em HpV foi maior do que em HpD nos animais que receberam som e choque pareados ou não-pareados (p<0,05). Não houve diferenças significativas na marcação de Zenk em HpVL e HpVM nos diferentes grupos e nos dois horários (p>0,05). [DISCUSSÃO E CONCLUSÕES] Os resultados deste experimento indicaram elevada expressão de exploração cautelosa frente ao som aversivo condicionado, diferindo da predominância da resposta de congelamento que é observada no teste ao contexto aversivo. As variações na expressão de Zenk são indicativas de ativação diferencial de HpD, HpV durante a evocação da memória do contexto e do som. Contrariamente ao observado, em experimento anterior no teste a um contexto aversivo, os dados não sugerem uma modulação do sistema temporizador circadiano sobre a expressão de Zenk no hipocampo após o teste ao som. Este estudo evidenciou que diferenças comportamentais e a expressão de Zenk no hipocampo de pombos durante a evocação da memória ao som é diferente em relação ao observado no condicionamento ao contexto.


Palavras-chave:  Fotoperíodo esqueleto, Proteína Zenk, Hipocampo, Condicionamento Clássico Aversivo