SBNeC 2010
Resumo:F.068


Poster (Painel)
F.068ENVOLVIMENTO DOS RECEPTORES MUSCARÍNICOS DO ESTRIADO DORSAL NA VERSÃO EGOCÊNTRICA DA TAREFA DE DISCRIMINAÇÃO NO LABIRINTO EM T.
Autores:Juliana Carlota Kramer Soares (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Tatiana Lima Ferreira (UFABC - Universidade Federal do ABCUNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Maria Gabriela Menezes Oliveira (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

OBJETIVOS: O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da administração intra-estriatal de escopolamina, um antagonista não-seletivo de receptores muscarínicos, na aquisição da versão egocêntrica da tarefa de discriminação no labirinto em T. MÉTODOS: Ratos Wistar (± 3meses de idade) foram treinados a encontrar alimento em um dos braços de um labirinto em cruz elevado, em única sessão de treino composta por 90 corridas. Os braços norte e sul do labirinto foram pseudo-randomicamente selecionados como braço-início para cada corrida e os braços leste e oeste eram os braços reforçados. Quando o animal saia do braço sul, o braço norte era bloqueado, transformando o labirinto em cruz em um labirinto em T e vice-versa. Na versão egocêntrica o braço reforçado é sempre o esquerdo (ou direito) em relação ao braço-início em cada corrida, ou seja, o reforço estava no braço que, independente do ponto do ponto de partida, exigia do animal uma resposta de virar-se sempre para um mesmo lado no ponto de escolha. Diferentes grupos animais (n=7-8 por grupo) receberam salina ou escopolamina (15 ou 30μg/0.5μl) bilateralmente no estriado dorsal 10 minutos antes do treino. RESULTADOS: Os resultados foram analisados em blocos de dez corridas (média ± erro padrão). Os grupos tratados com escopolamina apresentaram uma diminuição no número de acertos em cada bloco de 10 corridas quando comparados ao grupo controle (SAL: 8,5 ± 0,1; SCP15: 7,2* ± 0,4; SCP30: 6,6* ± 0,4). * p<0.05 comparado ao grupo SAL. CONCLUSÃO: Estes resultados mostraram que a administração intra-estriatal de escopolamina prejudicou aquisição da versão egocêntrica da tarefa de discriminação no labirinto em T, sugerindo que a aprendizagem deste tipo de tarefa requer a ativação de receptores muscarínicos no estriado dorsal.


Palavras-chave:  estriado, memoria, labirinto, escopolamina, receptores muscarinicos