SBNeC 2010
Resumo:F.014


Prêmio
F.014Avaliação da memória operacional de adultos jovens através do desempenho no Teste Auditivo de Trigramas de Consoantes
Autores:Sabrina de Sousa Magalhães (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Amer Cavalheiro Hamdan (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Resumo

Memória é um processo complexo que envolve a habilidade do organismo vivo em reter e utilizar a informação adquirida. Um dos modelos de memória descritos na literatura é a memória de trabalho ou memória operacional (working memory ). Esta é responsável por gerenciar a organização, a reorganização, o reagrupamento, a retenção temporária e a manipulação de fluxo de informações visando a performance de uma tarefa cognitiva. Possui pouca capacidade de estocagem, utiliza informações estocadas em outros diferentes registros da memória e é regida por diferentes subsistemas. O Teste Auditivo de Trigramas de Consoantes é sensível para comprometimentos na memória auditiva verbal de curto prazo e na memória de trabalho ou atenção dividida. O objetivo deste estudo foi mensurar a memória de trabalho de participantes jovens saudáveis através do desempenho no Teste Auditivo de Trigramas de Consoantes. Os instrumentos utilizados foram Termo de Consentimento, Mini Exame do Estado Mental e entrevista neuropsicológica estruturada sobre dados demográficos e de saúde. A amostra foi composta por 47 indivíduos saudáveis, 15 homens (31,9%) e 32 (68,1%) mulheres, com idade média de 25,1± 9,6 anos e escolaridade de 12,7± 2,5 anos. As medidas extraídas do Teste de Trigramas de Consoantes e o respectivo desempenho médio da amostra foram: a) o número de consoantes rememoradas após recordação imediata (14,7±0,2 e mediana 15), b) após 3 segundos (13±2,0 e mediana 13), c) 9 segundos (12,2±2,4), e d) 18 segundos (11,8±2,4 e mediana 12); e) o número total de acertos (52,1±5,2 e mediana 53); f) número de erros cometidos por perseveração (2,0±2,0 e mediana 1) e g) por erros de seqüência na ordem das consoantes lembradas (2,7±4,2 e mediana 1). Os dados não apresentaram distribuição normal, por isso optou-se pela utilização de testes não-paramétricos para analisar se as diferenças entre as medidas do Teste Auditivo de Trigramas de Consoantes foram significativas. O teste de Friedman revelou diferenças significantes entre todas as medidas (&Chi² = 247,3, gl 6, p<0,001), logo quanto maior o tempo para a execução da tarefa maior o número de erros. O Teste de Wilcoxon indicou que as únicas medidas que não diferenciaram significativamente entre si foram: 3 segundos e 9 segundos (p>0,01); 9 segundos e 18 segundos (p>0,05); e perseveração e seqüência (p>0,05). Os resultados encontrados são similares aos apresentados por outros pesquisadores e demonstram que o aumento do tempo, no qual o participante necessita manipular ativamente dois tipos distintos de informação, induz a mais erros na evocação da informação.


Palavras-chave:  memória operacional, testes psicológicos, Teste de Trigramas de Consoantes