SBNeC 2010
Resumo:C.004


Prêmio
C.004A participação de receptores NMDA do colículo inferior de ratos pode influenciar a catalepsia induzida pelo Haloperidol
Autores:Priscila de Medeiros (USF - Universidade São Francisco) ; Liana Lins Melo (USF - Universidade São Francisco) ; Rodrigo Oliveira Mello (USF - Universidade São Francisco)

Resumo

Introdução: O colículo inferior (CI) é uma estrutura mesencefálica primariamente envolvida com o processamento auditivo, mas também está implicada no comportamento de defesa além de estabelecer conexões importantes com o sistema motor. Estudos imunohistoquímicos e farmacológicos revelaram a presença de grande quantidade de receptores glutamatérgicos nessa estrutura. O presente estudo investigou se a administração de agonista e antagonistas de receptores N-methyl-D-aspartato (NMDA) diretamente no CI pode potencializar ou bloquear a catalepsia induzida pelo Haloperidol, um modelo utilizado para estudo de distúrbios de movimento como aqueles observados em pacientes com Mal de Parkinson. Objetivo: Investigar se a administração de NMDA, agonista de receptores glutamatérgicos, e de MK-810 e AP7, antagonistas desses mesmos receptores, diretamente no CI de ratos, é capaz de influenciar a catalepsia induzida pelo haloperidol. Metodologia: Foram utilizados 162 ratos Wistar machos, submetidos a uma cirurgia estereotáxica para implantação de uma cânula direcionada ao CI. Uma semana após a cirurgia os animais receberam uma microinjeção do agonista NMDA (20 ou 30nmol/0,5μl) ou dos antagonistas MK-810 (15 ou 30nmol/0,5 μl) e AP7 (10 ou 20nmol/0,5μl) e 10 minutos depois uma injeção intraperitoneal de Haloperidol (0,5 ou 1,0 mg/kg). Após 10 min os animais foram posicionados com as duas patas anteriores apoiadas em uma barra horizontal medindo 8cm de altura e mediu-se o tempo em que eles permaneciam nessa posição (tempo de catalepsia) considerando-se um tempo máximo de 10 minutos. Ao término dos experimentos, os animais foram sacrificados e seus cérebros removidos para posterior análise histológica. Resultados: os resultados mostraram que a microinjeção intracolicular de MK-801 [H= 485.9, p<0,0001; MK-810 (30nmol)/Halo, p<0,05] e AP7 [H= 314.19, p<0,0001; AP7 (10nmol)/Halo, p<0.05 e AP7 (20nmol)/ Halo, p<0,05] antes da administração sistêmica de Haloperidol atenuou significantemente a catalepsia, indicado por uma redução na latência de descida da barra horizontal. Ao contrario a microinjeção intracolicular do agonista NMDA [H= 357.57, p<0,001; NMDA (20nmol)/ Halo, p< 0,05 e NMDA (30nmol)/Halo, p<0,05] aumentou a latência de descida da barra. Conclusão:Os resultados obtidos no presente estudo mostram que a administração de Haloperidol por via intra peritoneal promoveu uma catalepsia moderada, que foi potencializada pela microinjeção de agonista de receptores NMDA diretamente no CI. Por outro lado, a microinjeção dos antagonistas AP7 e MK-810 foi capaz de reduzir a catalepsia. Esses resultados sugerem que mecanismos glutamatergicos do CI influenciam a catalepsia induzida pelo Haloperidol e portanto participam da regulação da atividade motora. O presente estudo pode contribuir para a melhor compreensão dos mecanismos envolvidos no Mal de Parkinson.


Palavras-chave:  AP7, catalepsia, colículo inferior, NMDA, MK-801