SBNeC 2010
Resumo:C.017


Poster (Painel)
C.017Percepção Visual de Contraste em Portadores de Esquizofrenia e Parentes Não Acometidos
Autores:Renata Maria Toscano Barreto Lyra Nogueira (USP - Universidade de São PauloUFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Olivia Dayse Leite Ferreira (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Aline Mendes Lacerda (USP - Universidade de São Paulo) ; Melyssa Kellyane Cavalcanti (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Éllen Dias Nicácio da Cruz (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Natanael Antonio dos Santos (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

A esquizofrenia é um distúrbio mental debilitante que afeta aproximadamente 1% da população mundial, caracterizado por sintomas produtivos como delírios e alucinações e sintomas negativos como apatia e decréscimo das emoções. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a resposta do sistema visual humano de voluntários isentos de transtornos neuropsiquiátricos, portadores de esquizofrenia medicados e parentes não acometidos, utilizando a curva de sensibilidade ao contraste (FSC) escotópica e fotópica para estímulos de frequências espaciais com grades senoidais verticais e com grade senoidais angulares. Participaram dos testes 24 adultos de ambos os sexos na faixa etária de 20-45 anos (MD=33,7 DP=7). As medidas de limiares ou sensibilidades ao contraste para grades senoidais verticais com frequências espaciais de 0,25; 2; 4 e 8 ciclos por grau de ângulo visual (cpg) e para grades senoidais angulares definidos com frequências espaciais de 3,0; 24; 48 e 96 ciclos/360° foram medidas com o método psicofísico da escolha forçada entre duas alternativas temporais. Os resultados mostram que os portadores de esquizofrenia apresentam prejuízo para os estímulos espaciais de grade senoidal vertical [F(8, 952)=43,100, p<0,0000] e grade senoidal angular [F(16, 2325,5)=24,030, p=0,0000] em todas as frequências testadas e nas duas condições de luminância enquanto que os parentes não psicóticos apresentaram a sensibilidade ao contraste preservada para os dois estímulos nas duas condições de luminância. Estes dados sugerem prejuízos no processamento visual de contraste associados à esquizofrenia, sugerindo que esse transtorno altera as áreas visuais corticais de forma difusa.


Palavras-chave:  Esquizofrenia, Grade Senoidal Angular, Grade Senoidal Vertical, Sensibilidade ao Contraste, Parentes Não Acometidos