SBNeC 2010
Resumo:F.030


Poster (Painel)
F.030AVALIAÇÃO DA INTERFEFÊNCIA DA ATENÇÃO E DO GRAU DE ALERTA NO DESEMPENHO ESCOLAR.
Autores:Rúbia Ap. Pereira de Carvalho Mendes (UNICAMP - Universidade Estadual de CampinasUSF - Universidade São Francisco) ; Celena Maria Zani de Souza (USF - Universidade São Francisco)

Resumo

[OBJETIVOS] Foram objetivos deste trabalho avaliar a atenção e o grau de alerta de alunos do ensino fundamental dos turnos matutino (TM) e vespertino (TV). [MÉTODOS] Os voluntários foram atribuídos a 6 grupos de 15 indivíduos, separados por turno e por seu desempenho: alto; médio; e baixo; aferido a partir da média semestral. Cada grupo possuía 3 subgrupos (n=5). Para compor estes subgrupos foram considerados os padrões comportamentais: Interessados (I); Desinteressados (D); e Sonolentos (S) obtidos por entrevista realizada com os docentes. Os alunos selecionados realizaram um teste de atenção (Stroop Color Word Test) e o alerta foi avaliado através de um teste de Cancelamento de Letras (TCL). [RESULTADOS]. Os dados foram analisados usando-se anova de uma via. Os resultados do teste de atenção indicaram haver diferenças significantes entre os grupos (p=0.0015; F = 3.803; R= 0.4611).O post hoc mostrou que os alunos I e com alto desempenho do TM levaram menos tempo para realizar a tarefa que os alunos D de baixo desempenho do TM e de médio desempenho do TV (p<0,05). O mesmo foi verificado quando o número de erros foi considerado (p=0.0012; F = 3.940; R= 0.4699), sendo que os alunos I de alto e médio desempenho dos TM e TV cometeram menos erros que os alunos D e de baixo desempenho do TV (p<0,05). A análise dos resultados do TCL também indicou que os grupos eram significativamente diferentes (p<0,0001; F = 7.803; R= 0.637). O teste de comparações multiplas indicou que os alunos I e com alto desempenho do TM e do TV tinham valores médios de acerto significativamente superiores àqueles verificados para os alunos do mesmo turno de baixo desempenho com padrão comportamental S e D, respectivamente (p<0,05). [CONCLUSÃO] A aprendizagem, primeiro estágio da memória, depende da seleção de informações. Para que a seleção ocorra os estados de alerta e de atenção são fundamentais. Os resultados deste trabalho sugerem que a atuação de fatores como a sonolência e o desinteresse, comprometem os estados de alerta e atenção resultando em menor desempenho escolar. Trabalho aprovado pelo comitê de ética em pesquisa (CEP) pelo protocolo CAAE: 0181.0.142.000.08.


Palavras-chave:  alerta, atenção, desempenho escolar, desinteresse, sonolência