SBNeC 2010
Resumo:J.007


Prêmio
J.007PAPEL DA iNOS DO NÚCLEO DORSAL DA RAFE NO EFEITO ANSIOGÊNICO INDUZIDO PELA ABSTINÊNCIA AO CONSUMO CRÔNICO DE ETANOL
Autores:Diego Padovan (FFCLRP - USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Kelly da Silva (FFCLRP - USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) ; Carlos Renato Tirapelli (EERP - USP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto) ; Cláudia Maria Padovan (FFCLRP - USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto)

Resumo

Objetivos: A abstinência ao consumo crônico de etanol (CCE) leva ao desenvolvimento de diversas fisiopatologias. Dentre elas, alterações no funcionamento do sistema nervoso central (SNC) parecem envolver processos de neurodegeneração, os quais são desencadeados por processos inflamatórios decorrente do CCE. O Óxido Nítrico (NO) tem sido apontado como um importante fator no desencadeamento de processos neurodegenerativos e no SNC é sintetizado principalmente por micróglias pela enzima induzida da Sintase do Óxido Nítrico (iNOS), que são ativadas por fatores inflamatórios diversos. Além disso, o NO também está envolvido na fisiopatologia dos Transtornos de Ansiedade, os quais podem ser observados na abstinência ao CCE. Assim, o objetivo desse trabalho é investigar se a inibição da iNOS no Núcleo Dorsal da Rafe (NDR), uma das estruturas pertencentes ao substrato neural da Ansiedade, é capaz de atenuar os efeitos ansiogênicos induzidos pela abstinência ao CCE. Métodos: Após 48 horas de abstinência ao CCE, ratos machos da linhagem Wistar com idade de 49 dias (peso 250g) receberam uma injeção intra-NDR de 1400 W (inibidor seletivo da iNOS; 1nmol/0,2µL) ou Salina (0,2µL) e foram submetidos ao Labirinto em Cruz Elevado, analisando-se as porcentagens de freqüência (%FA) e tempo despendido nos braços abertos (%TA) (ANOVA de duas vias seguida do teste de Duncan, considerando-se os fatores: tratamento (TRAT) e bebida consumida (DRINK). Resultados: Na %FA, a análise estatística não evidenciou efeitos significativos do tratamento (TRAT: F1,32=1,78; p>0,05) ou da bebida consumida (DRINK: F1,32=0,59; p>0,05). Porém, houve interação entre bebida consumida e tratamento (DRINK x TRAT: F1,32=11,20; p<0,05). Já para a %TA, observou-se efeito significativo do tratamento (TRAT: F1,32=6,87; p<0,05), mas não da bebida (DRINK: F1,32=0,82; p>0,05). Interações significativas entre bebida consumida e tratamento também foram observadas (DRINK x TRAT: F1,32=5,16; p<0,05). Conclusões: A ansiedade induzida pela abstinência ao consumo crônico de etanol envolve um aumento na produção de NO pela ação da iNOS, onde a administração de um inibidor seletivo da enzima induzida da Sintase do Óxido Nítrico no Núcleo Dorsal da Rafe atenua os efeitos decorrente da abstinência etílica.


Palavras-chave:  Óxido Nítrico, Etilismo, Núcleo Dorsal da Rafe