SBNeC 2010
Resumo:C.009


Prêmio
C.009Relevância funcional e neuroanatômica da substância cinzenta periaquedutal dorsal na modulação da resposta afetiva-motivacional de dor após a estimulação glutamatérgica do córtex cingulado anterior em cobaias.
Autores:Márcio Ramos Coutinho (USP - Universidade de São Paulo) ; Mariulza Rocha Brentegani (USP - Universidade de São Paulo) ; Norberto Cysne Coimbra (USP - Universidade de São Paulo) ; Leda Menescal de Oliveira (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

Objetivo: 1- Avaliar o efeito do bloqueio funcional da porção dorsal da substância cinzenta periaquedutal (SCPd), efetuado previamente à microinjeção de DLH (agonista glutamatérgico) no córtex cingulado anterior (CCA), sobre a expressão do componente afetivo-motivacional da resposta de dor; 2- Analisar por meio de traçadores neuroniais a presença de conexões neurais diretas do CCA para a SCPd em cobaias. Materiais e métodos: Cobaias adultas, machos (n = 26), foram submetidas ao implante de cânula-guia no CCA para análise neuroanatômica e no CCA e SCPd para análise da resposta nociceptiva. Na etapa de avaliação da presença de conexões neurais do CCA para a SCPd foram realizadas microinjeções, no CCA, de solução salina (0,2 µl) contendo 10 % de amina dextrana biotinilada (BDA), conjugada ao neurotraçador fluorescente bidirecional, o “Texas Red” (peso molecular 10.000). No estudo da resposta afetiva-motivacional de dor foi utilizado o teste de vocalização. Esse teste consistiu na aplicação de um estímulo nocivo periférico (choque elétrico) na região subcutânea da coxa do animal, com intensidade mínima para produzir a resposta de vocalização, a qual foi registrada por um microfone conectado a um poligrafo. O protocolo experimental foi caracterizado pela confecção de uma linha de base, seguida da microinjeção (0,2 µl) das drogas em estudo: Grupo I – Salina (SCPd) + DLH (CCA); grupo II – Lidocaína (SCPd) + DLH (CCA); grupo III – Lidocaína (SCPd) + Salina (CCA); grupo IV – Salina (SCPd) + Salina (CCA). Novos registros de vocalização foram efetuados aos 2, 5, 10, 15 e 30 minutos após as microinjeções das substâncias em estudo. Resultados: Os resultados demonstraram que a microinjeção de DLH (30 nmol) no CCA (Grupo I) foi capaz de produzir aumento da resposta de vocalização (p < 0,05) aos 2 minutos após os tratamentos. Esse efeito foi bloqueado pela microinjeção prévia de Lidocaína a 2 % na SCPd (Grupo II). Além do mais, não foi constatada alteração da resposta de vocalização nos grupos III e IV. A análise neuroanatômica demonstrou a presença de densas projeções do CCA para a SCPd em cobaias. Conclusões: Os resultados do presente trabalho evidenciaram pela primeira vez, em cobaias, que a facilitação da resposta afetiva-motivacional de dor induzida pela estimulação glutamatérgica do CCA, depende da integridade funcional da SCPd. Os resultados também sugerem que os mecanismos envolvidos nessa atividade seja possivelmente mediados por conexões neurais diretas do CCA para a SCPd.


Palavras-chave:  Aminoácidos excitatórios, Cobaias, Córtex Cingulado Anterior, Nocicepção, Substância Cinzenta Periaquedutal