SBNeC 2010
Resumo:E.011


Poster (Painel)
E.011Padrão de ativação da proteína FOS na matéria cinzenta periaquedutal de ratos durante o quadro de pânico gerado pela abstinência de morfina.
Autores:Wagner Fernandes de Oliveira (USP - Universidade de São Paulo) ; Marcia Harumi Sukikara (USP - Universidade de São Paulo) ; Luciano Freitas Felício (USP - Universidade de São Paulo) ; Sandra Regina Mota-ortiz (UNICD - Universidade Cidade de São Paulo) ; Newton Sabino Canteras (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

Objetivos: A matéria cinzenta periaquedutal (PAG) está envolvida na modulação da transmissão sensorial nociceptiva, regulação do sistema cardiovascular, comportamento sexual e maternal e expressão de respostas defensivas. Grande parte dessas funções se dão através de projeções descendentes oriundas da PAG para sítios do tronco encefálico e da medula espinal. O presente trabalho tem como objetivo, avaliar o padrão de ativação da proteína Fos na PAG de ratos durante o quadro de pânico gerado pela abstinência após tratamento com sulfato de morfina. Métodos e Resultados: Foram utilizados ratos machos adultos da linhagem Wistar. Os animais receberam injeções (i.p.) de sulfato de morfina (10mg/kg) por 10 dias consecutivos. Após 5 dias de abstinência, os animais receberam uma dose desafio de morfina (3mg/kg; i.p.) e tiveram o comportamento observado por 10 minutos. Para o grupo controle, foram utilizados ratos sem o tratamento com esta droga. Após o teste comportamental, todos os animais foram perfundidos por via transcardíaca e processados histologicamente para posterior reação imunoistoquímica para detecção da proteína Fos. Os animais tratados com morfina, apresentaram um quadro de pânico, associado a um aumento da atividade locomotora exploratória, além de alguns comportamentos estereotipados como fuga e saltos. Além disso, apresentaram um aumento na ativação da coluna dorsolateral da PAG, similar à encontrada em ratos que foram expostos a um predador natural (Canteras e Goto, 1999). Conclusão: Foi observada uma ativação diferencial da PAG nos animais em abstinência de morfina. Os resultados sugerem que a ativação da porção dorsolateral da PAG pode refletir o quadro de pânico apresentado por estes animais.


Palavras-chave:  máteria cinzenta periaquedutal, sulfato de morfina, abstinência, pânico