SBNeC 2010
Resumo:J.148


Poster (Painel)
J.148EFEITOS DA BULBECTOMIA NOS COMPORTAMENTOS DE DFESA INDUZIDOS PELA MATÉRIA CINZENTA PERIAQUEDUTAL DORSAL(MCPD)DE RATOS.
Autores:Jeyce Willig Quintino dos Santos (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) ; Athelson Stefanon Bittencourt (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) ; Luiz Carlos Schenberg (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo

OBJETIVOS: O transtorno de pânico apresenta alta comorbidade com o transtorno de depressão. Os efeitos comportamentais da bulbectomia e da estimulação da MCPD têm sido propostos como modelos de depressão e ataque de pânico, respectivamente. Portanto, este estudo examinou o efeito da bulbectomia de ratos jovens nos limiares das respostas de defesa produzidas pela estimulação da MCPD na vida adulta. MÉTODOS: Ratos Wistar machos jovens (P40) foram submetidos à bulbectomia (BOX, n=22) ou operados ficticiamente (RFO, n=28). Após atingir a idade adulta (P60), os ratos foram implantados com eletrodos na MCPD e estimulados com pulsos senoidais (60 Hz, 30 s) de intensidades crescentes até a obtenção de galopes ou saltos. Os limiares dos comportamentos de defesa foram tratados por regressão logística e comparados por testes de razão de verossimilhanças. RESULTADOS: O grupo BOX apresentou limiares de defesa inferiores aos do grupo RFO para as respostas de exoftalmia (-32%, P<0,0005), imobilidade (-18%, P<0,05), trote (-22%, P<0,005), galope (-14%, P<0,005) e salto (-19%, P<0,001). Contrariamente, a bulbectomia aumentou os limiares de defecação (118%, P<0,0005) e não teve efeitos sobre a micção. CONCLUSÃO: O presente estudo corrobora a influência facilitadora da depressão nos ataques de pânico. Apoio Financeiro: FAPES.


Palavras-chave:  Ataque de pânico, Bulbectomia, Depressão, Matéria cinzenta periaquedutal dorsal, Rato