SBNeC 2010
Resumo:F.032


Poster (Painel)
F.032Restrição de sono com alternância de oportunidades de sono nos períodos claro e escuro causa prejuízo no condicionamento de medo ao contexto
Autores:Cesar Augusto de Oliveira Coelho (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Francisco Rafael do Lago Godoi (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Maria Gabriela Menezes de Oliveira (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Sérgio Tufik (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

O sono insuficiente é prejudicial ao desempenho cognitivo tanto em seres humanos e animais experimentais. Isto tem sido demonstrado em vários estudos de privação de sono aguda, mas pouco se sabe sobre os efeitos da perda parcial crônica de sono. No presente trabalho buscamos testar o desempenho de ratos submetidos a 6 dias de restrição de sono na tarefa de condicionamento de medo ao contexto (CMC). 25 ratos Wistar (13 controles e 12 restritos) com 3 meses de idade foram submetidos a 6 dias de restrição utilizando o método das plataformas múltiplas. Os animais tinham uma oportunidade diária de sono de 6h na fase clara nos três primeiros dias (12h às 18h) e na fase escura nos três dias seguintes (20h às 02h). Após o sexto dia de restrição, os animais foram colocados um a um na caixa de condicionamento (ainda restritos de sono) e após dois minutos receberam 1 choque (0,8mA por 1s). Trinta segundos após o fim do choque os ratos foram devolvidos às suas gaiolas-moradia. Os animais foram testados no mesmo contexto (sem choque) 24 horas depois do condicionamento. Os animais restritos apresentaram menor tempo de congelamento do que os controles durante o teste (F(1,23) = 15; p <0,01; médias +-EP: controle 32,9+-3,4s; restritos 13,9+-3,5s). Assim, de acordo com este resultado, a restrição de sono crônica com oportunidade de sono alternada entre as fases causa prejuízo de memória nos animais no teste de condicionamento de medo ao contexto.


Palavras-chave:  Memória, sono, condicionamento de medo, Emoção, Aprendizado