SBNeC 2010
Resumo:A.001


Prêmio
A.001DEFICIÊNCIA PROTÉICA RESTRITA AO PERÍODO DE LACTAÇÃO PROVOCA ALTERAÇÃO NA VIA NEUROPEPTIDÉRGICA HIPOTALÂMICA ENVOLVIDA NO CONTROLE DO METABOLISMO ENERGÉTICO.
Autores:Michael Luiz Martins Rocha (UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO RIO DE JANEIRO) ; Bruna Messias Lotufo (UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO RIO DE JANEIRO) ; Sebastião Sergio Lima (UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO RIO DE JANEIRO) ; Frank Tenório de Almeida Costa (UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO RIO DE JANEIRO) ; Penha Cristina Barradas Daltro Santos (UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO RIO DE JANEIRO)

Resumo

Objetivos: Tem sido demonstrado que a desnutrição durante um período restrito do desenvolvimento provoca atraso na expressão da óxido nítrico sintase (ONS) em alguns núcleos hipotalâmicos. O óxido nítrico tem um papel orexigênico em vias hipotalâmicas relacionadas ao controle do metabolismo energético. Diversos núcleos hipotalâmicos que expressam a ONS, como o hipotálamo ventro-medial, hipotálamo dorso-medial, o núcleo supra-óptico e o arqueado (ARC) possuem células expressando neuropeptídeo Y (NPY). Uma importante via neuropeptidérgica hipotalâmica é a via ARC-núcleo paraventricular (PVN), a qual está envolvida com aumento da ingestão de alimento e seu desenvolvimento se dá ao longo das primeiras semanas de vida pós-natal. Neste trabalho estudamos o efeito da desnutrição protéica durante os primeiros dias de lactação na expressão de NPY nesta via hipotalâmica. Método: Foram utilizados ratos com idade entre os dias pós-natal 10 e 45 (P10 a P45). No dia do nascimento as ninhadas foram igualadas em 6 animais por nutriz. Foram utilizados 4 animais de cada idade por grupo. Um grupo de nutrizes foi mantido com ração regular (GC), enquanto as nutrizes do grupo experimental (GD) receberam ração com 0% de proteína até o décimo dia de amamentação, retornando à alimentação normal após este período. Os animais foram anestesiados e perfundidos com salina, seguida de paraformaldeído 4%. Os cérebros foram isolados, cortados em plano coronal (20µm) em criostato e incubados com um anticorpo policlonal anti-NPY. Posteriormente estes cortes foram reagidos com um anticorpo secundário anti-IgG de coelho conjugado a Alexa 488. Após a montagem, os cortes foram fotografados ao microscópio de fluorescência. O presente trabalho foi aprovado pelo COMITÊ DE ÉTICA para o cuidado e uso de Animais Experimentais do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes da UERJ (CEA/055/2009). Resultados: Nossos resultados demonstraram alterações na distribuição/expressão de NPY em prolongamentos celulares na via ARC-PVN de animais submetidos a desnutrição protéica. Animais P10 do GD apresentaram marcação reduzida para NPY no PVN em relação aos animais do GC. Essa marcação mostrou-se aumentada nas idades subseqüentes (P20 e P30). No ARC também foi observada redução da imunomarcação para NPY em animais do GD a qual aumentava ao longo do desenvolvimento (P20-P30). Nos animais do GC a imunomarcação tornava-se menos evidente ao longo do desenvolvimento, ao contrário do que ocorreu com os animais do GD. Em P45 o padrão de imunomarcação era semelhante em ambos os grupos nos núcleos estudados. Conclusão: Nossos resultados demonstram que a manipulação da dieta, mesmo em um período restrito do desenvolvimento pós-natal, altera a distribuição/expressão de NPY na via ARC/PVN, com uma aparente alteração no refinamento das projeções NPY positivas. Apoio Financeiro: CNPq, FAPERJ, SR2/UERJ


Palavras-chave:  desnutrição, hipotálamo, metabolismo energético, neuropeptídeo Y, via núcleo arqueado-paraventricular